Autárquicas 2025
Entrevista a Paulo Torres – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Monte Córdova
Entrevista a Paulo Torres – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Monte Córdova

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Todos os projetos para a freguesia são importantes, mas damos prioridade a três áreas fundamentais. Em primeiro lugar, a educação, com a criação de um centro escolar moderno e funcional, capaz de responder às necessidades educativas da nossa comunidade, bem como a construção de novas creches, que apoiarão as famílias e permitirão que estas se fixem e cresçam em Monte Córdova, garantindo uma melhor qualidade de vida dos Cordovenses.
Em segundo lugar, destacamos a mobilidade e a acessibilidade, com a urgente requalificação dos Caminhos Municipais 1115 (Santa Luzia–Cabanas) e 1118 (Quinchães–Cortinhas). Estas duas vias são essenciais para o desenvolvimento da freguesia e encontram-se hoje degradadas, cheias de buracos e com dificuldades de circulação. É imprescindível garantir a sua requalificação, assegurando estradas seguras que liguem toda a freguesia e facilitem o dia a dia de todos.
Por último, salientamos o aumento da cobertura da rede de água e de saneamento básico. A freguesia ainda apresenta uma cobertura muito limitada, deixando várias famílias privadas de um serviço essencial. Esta intervenção é decisiva não só para garantir dignidade, bem-estar e melhores condições de vida, mas também para proteger o ambiente e promover uma freguesia mais saudável e sustentável.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Para além destes projetos estruturantes, o nosso manifesto eleitoral assenta num conjunto de iniciativas que procuram dar resposta às diferentes necessidades da freguesia.
Pretendemos atuar ao nível da ação social, da cultura, do lazer, do desporto e do desenvolvimento de infraestruturas.
Destacamos, por isso, o apoio às associações culturais, desportivas e sociais, o reforço das políticas de proximidade com os idosos e pessoas em situação de maior vulnerabilidade, a criação de espaços de lazer e zonas verdes para promover o bem-estar das famílias, bem como melhorar as infraestruturas relacionadas com a educação.
O nosso manifesto apresenta medidas concretas em diferentes áreas, entre elas:
– Na ação social, destacamos a atribuição do Cheque Bebé e na dinamização do passeio sénior e da ceia de Natal, bem como a criação de uma semana balnear.
– No que diz respeito à cultura, ao lazer e ao desporto, tencionamos criar um passadiço entre o Castro do Monte de padrão e as quedas da Fervença, bem como construir um parque infantil na freguesia;
– Quanto às infraestruturas, para além dos projetos já mencionados na primeira questão, destacamos a requalificação da Rua do Cerrado, no Couto, bem como a ampliação da sede da Junta, com aumento das instalações e do horário de atendimento.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
As prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso devem centrar-se em investimentos estruturais que melhorem efetivamente a qualidade de vida da população e promovam o desenvolvimento da freguesia. No entanto, o investimento feito em Monte Córdova tem sido manifestamente insuficiente e está longe de responder às necessidades mais básicas da nossa comunidade. Continuamos sem uma infraestrutura escolar capaz de dar resposta às crianças da freguesia, grande parte das famílias ainda não tem acesso a saneamento básico e água e as nossas estradas municipais permanecem degradadas, colocando em causa a mobilidade e a segurança. Esta falta de investimento traduz-se em anos de atraso e em desigualdade face a outras freguesias do concelho. Sem infraestruturas adequadas, não será possível melhorar a vida dos Cordovenses, garantir condições para todos e atrair novas famílias para Monte Córdova.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
Desde muito cedo estive ligado a várias associações da freguesia e essa experiência deu-me uma visão clara do papel fundamental destas instituições. Conheço as suas dificuldades, desde a falta de recursos e espaços adequados até à necessidade de apoio logístico e reconhecimento. Por isso, as nossas prioridades passam por reforçar o apoio às coletividades, ouvindo-as e oferecendo respostas concretas, garantindo o dinamismo destas instituições que tanto nos honram e que são, de facto, o coração de Monte Córdova.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Ana Paula Sousa – Candidata do Partido Socialista a Vilarinho
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a Diogo Sousa – Candidato do Chega a Vila Nova do Campo