Autárquicas 2025
Entrevista a Roberto Faria – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Roriz
Entrevista a Roberto Faria – Candidato dos Juntos Por Santo Tirso (PSD/IL) a Roriz

Quais os três primeiros projetos que se propõe realizar, caso vença as eleições?
Após vencermos as eleições, começaremos com uma infraestrutura os que classifiquei como fundamental na minha apresentação, a ligação da Estrada 209-2 à Rua de Chãos.
Alem disso, iremos colocar em prática o plano que temos estruturado para o associativismo em Roriz, nomeadamente a criação do Espaço Intergeracional Comunitário bem como a criação da colónia balnear Sénior.
Que outros projetos sustentam o manifesto eleitoral?
Nós estamos preocupados com muitos aspetos da nossa freguesia e consideramos que nos últimos anos a Junta de Freguesia apenas tem “gerido” o dia a dia sem nenhum projeto capaz de alterar o ciclo de Roriz. Para quebrar esse ciclo, iremos criar uma rota do turismo religioso, tirando proveito das condições únicas que temos a nível nacional no que diz respeito à religiosidade, e seremos ativos na promoção deste roteiro a nível nacional.
Vamos atribuir um cheque natalidade às famílias Rorizenses de forma a ajudar as famílias num momento mais sensível, costeando algumas despesas que as famílias assim o entenderem.
Iremos investir na segurança dos Rorizenses implementado passadeiras elevadas, de forma a controlar de forma efetiva a velocidade a que circulam os automóveis na nossa freguesia. Ainda colocaremos grades de proteção junto à Escola da Ribeira, de forma a prevenir acidentes e ainda criaremos um passeio entre a Igreja e Samoça. Nas escolas, iremos equipar as escolas com desfibrilhadores e dotar da respetiva formação os professores e os funcionários.
Um dos nossos desígnios, e lutamos sempre por isso, é que a política em Roriz seja feita de forma transparente e responsável, coisa que não acontece atualmente. Para isso nós iremos transmitir todas as assembleias de freguesia online, criaremos um canal de comunicação direto dos fregueses com a junta e ainda iremos pedir uma avaliação, a meio do mandato, do trabalho efetuado pelo executivo aos Rorizenses.
Como é inevitável e, em certo ponto, lamentável temos de incluir no nosso programa “acabar com as ruas em terra”. Sem dúvida que isso é uma prioridade pois não admissível em 2025 existirem situações na nossa freguesia onde as pessoas não têm condições mínimas para chegarem a sua casa. Ainda, iremos ligar a Rua da Portela a Chãos e iremos requalificar a Rua da Audiência e Rua do Mosteiro da Santa Escolástica.
O nosso objetivo passa também por requalificar todos os fontanários existentes na nossa freguesia, promovendo assim a nossa identidade enquanto comunidade e não esquecendo a historia.
Quais devem ser as prioridades da Câmara Municipal de Santo Tirso a desenvolver no território da freguesia a que se candidata?
Sem sombras de dúvidas que a camara municipal tem de ter como prioridade a instalação da rede de água publica bem como do saneamento básico, somos uma das freguesias mais atrasados do concelho no que diz respeito às necessidades básicas.
As ligações entre Roriz e as freguesias vizinhas tem de ser intervencionadas, nomeadamente entre Samoça e Sanfins, Posto o Leite e São Martinho do Campo e ainda a Estrada de Sandim. O estado das vias é lastimável e dado o elevado volume de tráfego algum destes dias pode haver algum acidente derivado dessa situação.
Roriz e os Rorizenses precisam de habitação. Dado que a nossa Camara Municipal nos últimos anos não fez qualquer tipo de investimento no que à habitação diz respeito, temos a obrigação de reivindicar para Roriz as habitações a custo controlado. Assim conseguimos que, por exemplo, os nossos jovens consigam emancipar-se e conseguimos trazer novos habitantes para Roriz.
De que forma pretende apoiar as coletividades e associações locais?
O nosso compromisso é reorganizar a forma que o nosso movimento associativo trabalha entre si. Iremos estar mais próximos das associações com o objetivo de as ajudar antecipando alguns problemas e ainda no apoio a eventuais candidaturas a fundos capazes de fomentar o seu desenvolvimento.
Um dos nossos objetivos será a criação de uma pista de pesca no Rio Vizela bem como da zona ribeirinha, de forma a dotar o nosso Clube de Pesca com uma infraestrutura onde podem praticar a sua atividade.
—–
No âmbito das próximas eleições autárquicas, o Jornal do Ave está a publicar as entrevistas aos candidatos às assembleias de freguesias do concelho de Santo Tirso, para dar a conhecer à população os projetos de cada partido, coligação ou movimento independente.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº309 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrás
Troca de profissionais entre hospitais obriga ao fecho da urgência de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Vicente é de Santo Tirso e precisa de ajuda para ir à escola
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Despiste em Famalicão provoca um ferido ligeiro
-
Santo Tirso1 semana atrás
ULS do Médio Ave confirma problemas pontuais e garante que “nunca esteve em causa a prestação de cuidados de saúde”
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovens de Santo Tirso e Famalicão em Singapura para competir no Mundial de F1 in Schools
-
Autárquicas 20252 semanas atrás
Entrevista a António Nogueira à União de Freguesias de Carreira e Refojos
-
Autárquicas 20251 semana atrás
Entrevista a José Miguel Cunha – Candidato do Chega a Vilarinho