Fique ligado

Santo Tirso

Escola Básica de Santo Tirso venceu concurso “Desperdicio Zero” (C/video)

A Escola Básica de Santo Tirso é a vencedora da primeira edição do programa Zero Desperdício, uma iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no ano letivo 2023/2024, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar nas cantinas escolares.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A Câmara Municipal de Santo Tirso celebrou, esta quarta-feira, o Dia Mundial da Alimentação na E. B. de Santo Tirso, a escola vencedora do programa ‘Desperdício Zero’. A iniciativa contou com a participação do presidente da Câmara, Alberto Costa, do atleta paraolímpico, João Correia e do jogador de futebol do AVS, Kiki Afonso.

A Escola Básica de Santo Tirso é a vencedora da primeira edição do programa Zero Desperdício, uma iniciativa lançada pela Câmara Municipal de Santo Tirso, no ano letivo 2023/2024, com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar nas cantinas escolares.

No total, o programa, que andou a pesar os restos de comida deixados no prato entre fevereiro e maio, chegou a 4422 alunos do 2º e 3º ciclos. O programa chegou a todos os agrupamentos escolares, nomeadamente os refeitórios da Escola Secundária D. Afonso Henriques, Escola Básica Ave, Escola Básica de Agrela e Vale do Leça, Escola Básica e Secundária D. Dinis, Escola Secundária Tomaz Pelayo, Escola Básica de Santo Tirso e Escola Básica de São Martinho.

Paralelamente à quantificação do desperdício alimentar, decorreram ações de sensibilização dirigidas aos estudantes e sessões de formação para cozinheiras sobre boas práticas e métodos de confeção.

A redução do desperdício alimentar estendeu-se, ainda, a outras áreas dos refeitórios, a eliminação das saquetas dos talheres, conseguida em parceria com a ICA, empresa concessionária das refeições escolares, contribuiu para uma poupança de cerca de duas toneladas de papel por ano.

__________________

“A alimentação tem um enorme impacto na pegada ecológica dos portugueses, cada pessoa desperdiça, anualmente, cerca 180 kg de comida, daí a necessidade de educar e sensibilizar as novas gerações para a importância de reduzir o desperdício alimentar” referiu o presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, durante a iniciativa.

O autarca frisou que os números demonstram o sucesso do projeto, elucidando que “se no início cada aluno desperdiçava, em média, 64 g de comida, no final o valor diminuiu para 38 g”.

Alberto Costa entregou o selo ‘Desperdício Zero’ ao diretor do Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo, Fernando Almeida, que felicitou a Câmara Municipal pela iniciativa e os alunos da E. B. de Santo Tirso pelo “grande empenho na participação”.

A sessão contou com uma tertúlia sobre alimentação saudável em que participaram o atleta paraolímpico, João Correia, e o jogador de futebol do AVS, Kiki Afonso.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...