V.N. de Famalicão
Fado tem festival de duas noites em Famalicão

Está de regresso o Festival de Fado de Vila Nova de Famalicão. Nos dias 14 e 15 de agosto, sexta e sábado, a partir das 21h30, a Praça D. Maria II, no centro da cidade, é o palco de duas grandes galas com a presença de vozes conceituadas e promissoras do fado.
Sara Sousa, Filipe Luz, Jacinta Almeida e Miguel Xavier são os fadistas da gala de sexta-feira, intitulada “Os filhos do fado”. No sábado, na gala “Grande noite do fado”, atuam Miguel Camões, Patrícia Costa e José Manuel Barreto.
O Festival de Fado, que vai na segunda edição, é organizado pelo Município de Famalicão através do Gabinete de Animação Sociocultural.
| FADISTAS |
Sara Sousa | Famalicense, vencedora do Concurso de Fado Amador de 2014.
Filipe Luz | Famalicense, finalista do Concurso de Fado Amador de 2014, e finalista do II Grande Prémio Nacional do Fado do programa “Há Tarde” da RTP1.
Jacinta Almeida | Famalicense, lançou o seu primeiro CD no início de 2015.
Miguel Xavier | Vimaranense, jovem revelação do fado.
Miguel Camões | Jovem fadista alentejano, surgiu no fado aos 17 anos como personagem principal de um teatro musical. Dois meses depois participou no Concurso de Fado Amador de Loulé, ao qual se seguiram outros em diversas localidades algarvias, tendo obtido vários lugares no pódio. Representou, por três anos consecutivos, o Clube Lisboa Amigos do Fado na Grande Noite do Fado de Lisboa. Lançou o disco de estreia em 2014.
Patrícia Costa | Nasceu em Guimarães em 1983, mas cresceu em Famalicão a ouvir música tradicional portuguesa. A sua maior referência musical é Amália Rodrigues. Com oito anos, atuou pela primeira vez no extinto Teatro Jordão, em Guimarães. Após o espetáculo participou em diversos programas de rádio e eventos ao vivo. Iniciou os estudos musicais aos nove anos, no CCM – Centro de Cultura Musical/Conservatório Regional de Famalicão. Teve aulas de Piano, Guitarra Clássica, Canto, Formação Musical, História da Música, Acústica, Análise e Composição. Atuou como solista em vários recitais no Teatro Nun’Álvares. Foi também solista da obra “Música no Coração”, apresentada com a Orquestra ARTAVE no Cinema do Terço, em 2000. Concluiu o Curso Complementar de Formação Musical em 2001. Desde os onze anos tem-se apresentado em espetáculos um pouco por todo o país e também no estrangeiro.
José Manuel Barreto | Nascido no Barreiro em 31 de Dezembro de 1943, começou a cantar em público com 11 anos de idade. Aos 13 anos tornou-se artista exclusivo do programa Cliper Musical, o que lhe propiciou a oportunidade de conviver com grandes nomes da canção nacional. Lançou o primeiro disco, “Amor Presente”, em 1988. Pouco tempo depois, começou a atuar como fadista profissional. Em 1995 grava dois temas – “O palhaço” e “Carta ao Vento” – editados na Antologia do Mais Triste Fado. Em 2001 edita o segundo disco a solo, “Fado de Santa Luzia”. Podemos ouvi-lo aos domingos no Velho Pátio de Santana. Recentemente participou no espetáculo Sombras, encenado por Ricardo Pais, encontrando-se agora a preparar o lançamento do terceiro disco, “Fados”.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso1 semana atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso reforçam capacidade com nova cisterna para transporte de água
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Trapezistas dizem ter sido agredidos e ameaçados de morte no circo, na Trofa
-
Desporto2 semanas atrás
Francisco Silva alcança 7.º lugar em competição de karaté internacional
-
Santo Tirso1 semana atrás
Acidente em Burgães provoca um ferido grave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
ULS Médio Ave celebrou 50 anos do Internato Médico com homenagem aos primeiros internos