V.N. de Famalicão
Famalicão acolhe Campeonato do Mundo de Dança e celebra legado Camilo
Competição mundial vai reunir cerca de 25 pares provenientes de 17 países
Vila Nova de Famalicão prepara-se para receber, no próximo dia 8 de novembro, a 11.ª edição do Famalicão Dança, um evento que volta a colocar o concelho no centro das atenções da dança desportiva nacional e internacional. A iniciativa, organizada pela Academia Gindança com o apoio do Município de Famalicão, contará este ano com a realização do Campeonato do Mundo Sub-21 nas 10 Danças, atribuído pela World DanceSport Federation (WDSF).
A competição mundial vai reunir cerca de 25 pares provenientes de 17 países, representando todos os continentes, e inclui provas de cinco danças standard e cinco danças latinas. Em paralelo, o evento integra também a 6.ª e última etapa do Circuito Nacional de Dança Desportiva, promovido pela Federação Portuguesa de Dança Desportiva (FPDD), onde 150 pares portugueses disputarão os lugares de topo do ranking e as vagas na seleção nacional de 2026.
A presidente da Gindança, Anabela Gomes, sublinha que o Famalicão Dança tem vindo “a elevar a fasquia ano após ano” e destaca a importância de associar o evento à identidade cultural do concelho. A logomarca, recorda, incorpora uma cartola inspirada em Camilo Castelo Branco, símbolo que une a dança à literatura e ao património local. “À entrada do bicentenário do nascimento de Camilo, quisemos reforçar esta ligação entre cultura e movimento, como se fosse uma verdadeira coreografia literária”, referiu.
Para o vereador da Cultura e do Desporto da Câmara Municipal de Famalicão, Pedro Oliveira, o evento representa “uma montra de talentos” que reforça o prestígio do concelho na organização de eventos internacionais. “Receber o Campeonato do Mundo Sub-21 confirma o reconhecimento da competência e do profissionalismo da Gindança, que tem sido um parceiro exemplar na promoção da dança desportiva”, afirmou o autarca.
A presidente da FPDD, Marina Rodrigues, reforçou a mesma ideia, enaltecendo o “profissionalismo e as provas dadas pela Gindança”, fatores que sustentam a confiança tanto da federação nacional como da internacional na organização famalicense.
A apresentação oficial da 11.ª edição decorreu esta terça-feira, 28 de outubro, na Casa dos Caseiros da Casa de Camilo, em Seide S. Miguel, local escolhido simbolicamente para reforçar a ligação entre a arte, a cultura e o desporto.
Os bilhetes para o Famalicão Dança 2025 já se encontram disponíveis no site oficial do evento (www.famalicaodanca.com), onde também pode ser consultada toda a informação sobre o programa e as competições que prometem encher de ritmo a cidade de Famalicão.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa5 dias atrás
A história de João, combatente na guerra da Ucrânia
-
Santo Tirso5 dias atrás
Requalificação do CineTeatro de Santo Tirso entra em fase técnica
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram
-
Santo Tirso4 dias atrás
Incêndio em armazém mobiliza bombeiros na zona industrial da Barca, em Vila das Aves


