Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão apontado com um bom exemplo do compromisso com os valores europeus

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão é um bom exemplo do compromisso com os valores europeus, de cooperação transnacional, de partilha de boas práticas e de aproveitamento dos programas comunitários para o crescimento coeso e sustentável dos territórios.

A ideia foi deixada esta manhã na conferência “40 anos de integração europeia – uma construção com o Poder Local” que se realizou no auditório da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco e marcou as comemorações do Dia da Europa em Famalicão.

A iniciativa contou com as presenças do presidente da autarquia Mário Passos, do presidente da CCDR-Norte, António Cunha, do eurodeputado Paulo Cunha, do presidente executivo da Fundação Mestre Casais, José Mendes.

Na abertura do debate, o Presidente de Câmara Municipal, Mário Passos, recordou a participação ativa do Município em programas e projetos da União Europeia, dinâmicas internacionais e estratégia de diplomacia urbana, que visam estimular a internacionalização da cidade e a sua participação em diversas iniciativas de desenvolvimento urbano sustentável, de inovação e cooperação.

Publicidade

Mário Passos lembrou ainda que “o Município de Famalicão tem sabido aproveitar as oportunidades oferecidas pelos quadros comunitários de apoio, captando financiamento para projetos estruturantes nas áreas da educação, cultura, ambiente, desenvolvimento sustentável e inclusão social”.

A título de exemplo, só no ciclo de programação que abrange o Portugal 2030, Norte 2030, Europa 2030 e o PRR, o município famalicense já contratualizou um montante global de 94,5 milhões de euros.

Em termos de PRR, o concelho de Vila Nova de Famalicão lidera mesmo a NUTS III Ave com 3461 candidaturas aprovadas, num total de 237 milhões de euros de apoio. Só o Município tem contratualizados 58,8 milhões de euros, em 20 candidaturas referentes à construção/reabilitação de novas unidades de saúde, a nova residência universitária, a renovação do parque escolar, os parques urbanos, o bairro comercial digital e a habitação, com o programa Primeiro Direito.

“A Europa está presente no nosso quotidiano, nas escolas, nos projetos sociais, na inovação ambiental e na modernização dos nossos serviços. Celebrar o Dia da Europa é também celebrar os benefícios concretos da nossa participação na União Europeia”, sublinhou ainda o edil, acrescentando que em causa estão projetos “impactantes na vida dos cidadãos, para que tenham melhor bem-estar e cada vez melhor qualidade de vida”.

Publicidade

Durante o debate, o famalicense e deputado europeu Paulo Cunha, apontou o Poder Local como fundamental para a persecução do projeto europeu. “Se nós não conseguimos concentrar as atenções dos atores locais, nós não vamos conseguir chegar aos cidadãos. O poder local é o interlocutor que mais força tem de interação com as pessoas”.

José Mendes, puxou para a sua intervenção o papel de Famalicão como polo dinamizador daquilo que aponta ser a estratégia da construção de uma economia europeia, que deve assentar na sustentabilidade, nas suas diferentes dimensões. “Os números posicionam Famalicão como um verdadeiro motor industrial e exportador de Portugal, com relevância estratégica para a Europa”, realçando a importância “das políticas locais para concretizar estes objetivos”.

Na sua intervenção, António Cunha realçou a importância da Europa e os 40 anos de integração europeia de Portugal, “que nos trouxeram mais valias e que resultam daquilo que será sempre um projeto político que nos cabe a todos cumprir”.

O debate foi moderado pela presidente do IPCA, Maria José Fernandes.

Publicidade

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...