V.N. de Famalicão
Famalicão associa-se ao “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”
De acordo com o relatório anual de atividades da instituição, a maioria das sinalizações foram efetuadas pelas autoridades policiais, pelos estabelecimentos de ensino e por via do anonimato.

Em 2022, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Vila Nova de Famalicão geriu 412 processos de promoção e proteção, tendo terminado o ano com 330 processos ativos.
De acordo com o relatório anual de atividades da instituição, a maioria das sinalizações foram efetuadas pelas autoridades policiais, pelos estabelecimentos de ensino e por via do anonimato.
Violência doméstica, a exposição a comportamentos que possam comprometer o bem-estar e o desenvolvimento da criança/jovem, o absentismo escolar e a negligência foram as principais problemáticas que levaram à sinalização.
Atento a esta realidade e de forma a consciencializar a comunidade famalicense para o seu papel na prevenção dos maus tratos a crianças e jovens, o Município de Famalicão volta a associar-se ao “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância”, a decorrer durante o mês de abril em todo o país.
Em Famalicão, a iniciativa arrancou no passado sábado, dia 1 de abril, com a realização de uma Caminhada pelos Direitos das Crianças promovida pela CPCJ de Famalicão e com o lançamento, nesta segunda-feira, de uma campanha de promoção dos direitos e proteção da criança e jovem em perigo, sob o lema “PARE. MUDE VIDAS”.
Do programa constam ainda outras atividades, nomeadamente, ações de sensibilização em parceria com o Centro Escolar de Antas (18 e 20 de abril) e com a EB1 de Cabeçudos (24 e 27 de abril). O “Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância” termina com a construção de um Laço Humano, no dia 28 de abril, pelas 11h00, nos Paços do Concelho.
Recorde-se que as Comissões de Proteção de Crianças e Jovens são instituições oficiais não judiciárias com autonomia funcional que visam promover os direitos da criança e do jovem e prevenir ou pôr termo a situações suscetíveis de afetar a sua segurança, saúde, formação, educação ou desenvolvimento integral.
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Nova de Famalicão está situada na Rua Camilo Castelo Branco, n.º 94, 1.º andar, 4760-127, Vila Nova de Famalicão. Mais informações através dos números 252 320 985 ou 911 996 678 ou do email cpcjvnfamalicao@gmail.com.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tempestade Martinho: Noite movimentada para os bombeiros em Santo Tirso (em atualização)
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Falecimento de Maria Luísa Soares de Oliveira Martins Carmona e Silva
-
Trofa2 semanas atrás
Tempestade Martinho provoca quedas de árvores na Trofa