V.N. de Famalicão
Famalicão captou 30,8 milhões de euros de fundos comunitários para projetos municipais em 2024
No total, foram submetidas 47 candidaturas, das quais 28 obtiveram aprovação.

O Município de Vila Nova de Famalicão assegurou, em 2024, um financiamento de 30,8 milhões de euros através da aprovação de 28 candidaturas a programas como o Portugal 2030, o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e outros fundos europeus e nacionais.
O presidente da Câmara, Mário Passos, apresentou estes resultados na reunião do executivo municipal, destacando a eficácia do município na captação de fundos e na identificação de oportunidades de financiamento. No total, foram submetidas 47 candidaturas, das quais 28 obtiveram aprovação.
Mário Passos salientou que este sucesso é fruto de um planeamento estratégico rigoroso e da capacidade estrutural e financeira do município para executar os projetos. O autarca aguarda ainda a aprovação de outras candidaturas em análise, sublinhando que, até ao momento, nenhuma foi rejeitada.
Os fundos comunitários têm sido fundamentais para o desenvolvimento de diversas áreas, incluindo habitação, educação, saúde, espaços verdes e reabilitação urbana. Exemplos de projetos em curso são a reabilitação e ampliação da Escola Padre Benjamim Salgado, a reabilitação da EB Senador Sousa Fernandes, o Parque de Sinçães Norte, a requalificação da USF Famalicão Urbana e o programa ‘Há Cultura’.
O município está atento a novas oportunidades de financiamento, como a reprogramação do PRR e novos avisos, para apresentar propostas elegíveis a financiamento.
Em 2024, durante uma visita a Vila Nova de Famalicão, Pedro Dominguinhos, presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, elogiou a capacidade do município e dos agentes locais na obtenção de apoios do PRR, com montantes aprovados que ultrapassaram os 180 milhões de euros, num total de mais de 2600 projetos que envolvem mais de 2800 beneficiários, representando 30% do investimento do PRR na sub-região do Ave.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso