Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão celebra 184 anos de municipalidade

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Vinte e oito empresas e instituições famalicenses vão receber este sábado, dia 28 de setembro, a marca de qualidade “Selos Famalicão Visão’25”, na habitual cerimónia comemorativa do 184.ª aniversário do Dia do Concelho.

Este ano, a sessão solene da efeméride decorrerá em Riba de Ave, no Largo da Igreja, pelas 10h00 e voltará a ficar marcada pela entrega dos Selos, atribuídos anualmente pela autarquia para reconhecer as iniciativas, ações ou projetos desenvolvidos no território que têm contribuído para a coesão, competitividade e desenvolvimento inteligente e sustentável do concelho famalicense.

Esta é já a quarta edição dos Selos Famalicão Visão’25, que se distribuem por 4 categorias: “Famalicão Made IN”, “B- Smart Famalicão”, “Força V – Famalicão Voluntário” e “Famalicão Comunitário”.

Na categoria “Famalicão Made IN” são reconhecidos os projetos empresariais que potenciam a incorporação tecnológica, procuram a excelência na produção, desenvolvem uma economia baseada no conhecimento e na inovação e aumentam a competitividade e a internacionalização. Na categoria “B-Smart Famalicão” são reconhecidos projetos ou ações que aumentam a qualidade de vida, otimizando as ligações entre o rural, o urbano e o industrial, e conduzem a um território mais autossuficiente, sustentado na economia doméstica. Na categoria “Força V – Famalicão Voluntário” são reconhecidos projetos ou ações que impulsionam novos ambientes de participação e envolvimento da comunidade. Na categoria “Famalicão Comunitário” são reconhecidos projetos ou ações que valorizam o coletivo, reforçam a cooperação entre diversos atores e promovem a corresponsabilização dos cidadãos.

Recorde-se que no dia 28 de setembro de 1835 teve lugar a primeira reunião da Comissão Municipal, presidida por António Ribeiro de Queiroz Moreira, que abriu e definiu os destinos à terra de Vila Nova, na sequência do restabelecimento da autonomia municipal de Vila Nova de Famalicão, proclamada pela rainha D. Maria II.

__________________

Passam, este ano, 184 anos sobre este relevante acontecimento da história da nossa comunidade, que deu origem ao Concelho de Vila Nova de Famalicão. É esta importância histórica que está na base da Sessão Solene do Dia do Concelho e que faz justiça à História de Vila Nova de Famalicão, mas que ao mesmo tempo atualiza as intenções dos sete cidadãos famalicenses que, em 1835, concorreram para a criação do concelho, lançando os alicerces do futuro.

Continuar a ler...
__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...