V.N. de Famalicão
Famalicão distingue Álvaro Siza Vieira e José Viale Moutinho com a ‘Pena de Camilo’
O arquiteto Álvaro Siza Vieira e o jornalista e escritor José Viale Moutinho serão distinguidos, este domingo, 1 de junho, com a ‘Pena de Camilo’, no âmbito das comemorações dos 200 anos do nascimento de Camilo Castelo Branco e do 20.º aniversário da inauguração do Centro de Estudos da Casa de Camilo, em Vila Nova de Famalicão.
A cerimónia de entrega da distinção terá lugar pelas 18h00, no auditório do Centro de Estudos Camilianos, em Seide.
A atribuição da ‘Pena de Camilo’ visa reconhecer o contributo de Siza Vieira e Viale Moutinho para o estudo, divulgação e preservação da vida e obra do célebre escritor português.
Álvaro Siza Vieira, primeiro arquiteto português a receber o Prémio Pritzker (1992), foi responsável pelo projeto arquitetónico do Centro de Estudos Camilianos, um marco essencial na valorização da obra de Camilo, inaugurado a 1 de junho de 2005. Esta homenagem assinala, igualmente, os 20 anos deste espaço de referência na projeção nacional e internacional dos estudos camilianos.
José Viale Moutinho, com um percurso literário e editorial marcado pelo interesse na figura e obra de Camilo, publicou recentemente Roquemont. Fragmentos para uma novela (2025), inspirado no pintor suíço radicado em Portugal e amigo de Camilo Castelo Branco. É autor de diversos trabalhos de investigação sobre o escritor, destacando-se Camilo Castelo Branco – Memórias Fotobiográficas (1825-1890) (2009), obra premiada e considerada uma referência no estudo camiliano. Viale Moutinho doou ainda o seu espólio camiliano ao Município de Famalicão, enriquecendo o acervo da Biblioteca da Casa de Camilo.
A jornada comemorativa do bicentenário de Camilo Castelo Branco incluirá, também, a inauguração de duas exposições na Casa de Camilo: Revisitar Camilo Castelo Branco duzentos anos depois – De Famalicão para o Mundo, às 14h30, com trabalhos artísticos de alunos da Rede de Escolas de Famalicão; e Objetos de Camilo: Novas Leituras, às 17h00, com obras dos alunos do curso de Artes Visuais da Escola Secundária Camilo Castelo Branco.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Trofa5 dias atrás
A história de João, combatente na guerra da Ucrânia
-
Santo Tirso5 dias atrás
Requalificação do CineTeatro de Santo Tirso entra em fase técnica
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram
-
Santo Tirso4 dias atrás
Incêndio em armazém mobiliza bombeiros na zona industrial da Barca, em Vila das Aves


