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V.N. de Famalicão

Famalicão e Santo Tirso sobem no ranking nacional

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Já é conhecida a 5.ª edição do Portugal City Brand Ranking, publicada pela Bloom Consulting, que consiste na “medição de resultados e impacto da marca dos 308 municípios portugueses, nas áreas do Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver)”.

A Bloom Consulting assegurou que o Portugal City Brand Ranking é “o único estudo publicado nesta área que recorre única e exclusivamente a dados quantitativos, não dando margem a interpretações ou input humano que tenha influência nas classificações”. “O ranking usa uma metodologia única e inovadora que incorpora um número elevado de variáveis objetivas e relevantes, em vez de estudos de opinião. A combinação de D2 ©, estatística e ferramentas únicas produzidas pela Bloom Consulting, dão a este estudo um elevado grau de fiabilidade e objetividade”, justificou.
O Jornal do Ave analisou os resultados dos municípios de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, que estão inseridos no Ranking Regional Norte, composto por 86 concelhos.
O Município de Vila Nova de Famalicão é o que está mais bem posicionado, tendo subido para o 46.º lugar a nível nacional e mantido o 15.º posto no Ranking Regional do Norte. Já no ranking das áreas de Negócios e Viver, o Município ocupa a 10.ª posição, enquanto na área Visitar está no 32.º lugar.
O Jornal do Ave pediu uma reação a este estudo por parte do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha. Fonte da autarquia famalicense, fez saber que “o presidente da Câmara não comenta números que não sejam oficiais”.

Santo Tirso subiu no ranking nacional e regional

Também o Município de Santo Tirso subiu uma posição a nível nacional, estando em 51.º, e a nível regional Norte, ocupando o 17.º lugar. No ranking das áreas, o Município subiu para o 15.º lugar nos Negócios, desceu para o 18.º lugar em Viver e subiu para o 24.º lugar em Visitar.
Para Joaquim Couto, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, “os parâmetros avaliados demonstram que a estratégia de promoção tem funcionado, com resultados práticos e animadores”. “O conjunto de iniciativas que temos criado com vista a projetar o Município, nos últimos quatro anos, tem contribuído de forma decisiva para tornar Santo Tirso um concelho mais atrativo e mais competitivo, e, ano após ano, vamos demonstrando que estamos um passo mais à frente”, congratulou-se, destacando a aposta na “dinamização turística e cultural do Município, a começar pelo Museu Internacional de Escultura Contemporânea”, e em “iniciativas e eventos de grande dimensão, como as Festas de São Bento e o Mercado Nazareno, que atrai cada vez mais turistas ao concelho, nomeadamente da Galiza”.
Para o autarca, estes resultados são “um forte incentivo para que o executivo municipal mantenha o rumo iniciado em finais de 2013”. “A nossa aposta nas políticas do turismo, apoios sociais e captação de investimento vai continuar”, garantiu.

Município da Trofa desce nos rankings

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Já o Município da Trofa tem vindo a cair no ranking, encontrando-se no 109.º lugar a nível Nacional e no 38.º lugar no regional Norte. Nas áreas de Negócios e Viver, a Trofa subiu para o 24.º lugar, enquanto na área de Visitar caiu para 62.º posto.
O Jornal do Ave tentou obter uma reação por parte do executivo da Câmara Municipal da Trofa, mas até ao fecho de edição não obtivemos resposta.

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