Fique ligado

V.N. de Famalicão

Famalicão inaugura primeira residência universitária

A “Vila” pretende dar resposta às necessidades habitacionais dos estudantes das quatro instituições de ensino superior com presença em Famalicão

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

No dia em que Vila Nova de Famalicão celebrou quatro décadas com o estatuto de cidade, a autarquia assinalou a data com a inauguração de uma infraestrutura emblemática para o futuro do concelho: a primeira residência universitária. Denominado “Vila”, o novo espaço dedicado ao alojamento de estudantes abre portas no centro urbano, materializando uma ambição de há vários anos e reforçando o investimento no ensino superior.

“A escolha da inauguração da Vila no Dia da Cidade não foi ao acaso”, sublinhou o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, durante a cerimónia de abertura. “Hoje, para além de celebrarmos a nossa história, a nossa identidade e o nosso percurso, celebramos também o nosso futuro e apontamos caminho para aquilo que queremos ser: uma cidade aberta ao saber, que cresce e acolhe sonhos. Uma cidade que valoriza os seus jovens, uma cidade de oportunidades para todos.”

Com capacidade para acolher 91 residentes, distribuídos por 53 quartos de diferentes tipologias — incluindo estúdios e quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada —, a residência foi construída na Praça D. Maria II, no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, agora reabilitado e ampliado. O investimento global rondou os 5,4 milhões de euros, dos quais 3,4 milhões foram financiados ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em parceria com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

Ana Cristina Perdigão, diretora da Agência Erasmus+, destacou na sua intervenção o valor simbólico da localização da nova residência, “por ocupar o coração da cidade e dessa forma trazer os jovens estudantes para o pulsar das realidades sociais e culturais, contribuindo para a sua integração e para uma vivência que vai além da formação académica”.

A “Vila” pretende dar resposta às necessidades habitacionais dos estudantes das quatro instituições de ensino superior com presença em Famalicão — CESPU, IPCA, Universidade do Minho e Universidade Lusíada — bem como aos investigadores ligados a centros como o CeNTI e o CITEVE.

Publicidade

O edifício está equipado com receção, sala de estudo, zonas de convívio e refeições, cozinhas, salas técnicas, áreas de gestão, arrecadação e até garagem/oficina para bicicletas, procurando proporcionar um ambiente de conforto, funcionalidade e integração.

A primeira fase de candidaturas ao alojamento decorre até 31 de julho, dirigida a estudantes deslocados com bolsa de estudos, matriculados em cursos de licenciatura, CTeSP ou mestrado nas instituições de ensino sediadas no concelho. Os candidatos poderão concorrer a vagas para o ano letivo 2025/2026.

PUB

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...