V.N. de Famalicão
Famalicão instala escola provisória para a Secundária Padre Benjamim Salgado
A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deu início ao procedimento de instalação de uma escola provisória para acolher a comunidade escolar da Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, durante a requalificação do edifício principal

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão deu início ao procedimento de instalação de uma escola provisória para acolher a comunidade escolar da Secundária Padre Benjamim Salgado, em Joane, durante a requalificação do edifício principal, uma obra que deverá arrancar no início do segundo período deste ano letivo.
As instalações temporárias estão a ser preparadas num terreno alugado pela autarquia na Avenida dos Laborins, próximo do recinto da Feira Semanal de Joane, onde serão montados módulos pré-fabricados destinados a receber alunos, professores e funcionários da escola. A obra, a cargo da empresa José Moreira Fernandes & Filhos, representa um investimento municipal de 362 mil euros e inclui a movimentação de terras e a construção de infraestruturas de suporte, como redes de eletricidade, água, águas pluviais e saneamento.
A aguardada requalificação da Secundária Padre Benjamim Salgado, que foi construída no início dos anos 80 e conta atualmente com três blocos de ensino, um bloco desportivo e um bloco administrativo, envolverá um investimento total de cerca de 20 milhões de euros, comparticipado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O projeto prevê uma intervenção nos blocos existentes, a construção de um novo bloco de ensino, designado Bloco D, e a criação de uma Oficina Didática adjacente ao Bloco C. As obras incluem ainda a substituição da cobertura e a interligação dos blocos para melhorar as condições de ensino e a oferta formativa da escola.
Enquanto decorrem as obras, a Câmara de Famalicão garantiu a instalação de 16 espaços modulares, com 44 módulos para 14 salas de aula e casas de banho, na Escola EB 2.3 Bernardino Machado, que irá acolher os alunos até ao 9.º ano. A parte restante das instalações provisórias será composta por 285 módulos, organizados em 92 espaços que incluirão salas de aula, serviços administrativos e de apoio, zonas técnicas e casas de banho, sendo montada no terreno alugado pela autarquia.
A requalificação inclui ainda a remodelação do Bloco Administrativo, com a criação de um novo auditório, uma biblioteca e a reorganização de vários espaços, bem como a reestruturação do polivalente, cozinha e refeitório. O Bloco Desportivo será mantido, mas adaptado com novas áreas como balneários e ginásio.
Segundo o município, o projeto teve em conta a eficiência energética e a sustentabilidade ambiental, o que será refletido nas soluções adotadas para modernizar e tornar o edifício mais eficiente e adaptado às novas exigências formativas.
-
Edição Papel7 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso