V.N. de Famalicão
Famalicão lança ciclo de conferências sobre Portugal na I Guerra Mundial

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, através do Museu Bernardino Machado, vai promover ao longo de 2015 um novo ciclo de conferências dedicado ao tema “Portugal na I Guerra Mundial”. Depois das celebrações do centenário da I Grande Guerra, que decorreram em 2014, Famalicão levanta agora o véu sobre os factos e os momentos que marcaram esta página da nossa história.
São oito conferências divididas ao longo do ano e dirigidas por especialistas nacionais no tema. A primeira acontece já a 27 de fevereiro sob o tema “As causas, efeitos e controvérsias da participação de Portugal na I Grande Guerra”, o convidado é o coronel Aniceto Afonso. Segue-se a 20 de março, “A União Sagrada e a I Guerra Mundial”, com o investigador Luís Farinha. A 17 de abril, o tema é “O papel de Brito Camacho e dos unionistas perante a Guerra” com a convidada Fernanda Rollo, segue-se a 8 de maio, o conferencista Armando Malheiro com “Sidónio, o Sidonismo e a I Guerra Mundial”. A 26 de junho, o coronel Luís Alves de Fraga debate “Martírio e glória do Corpo Expedicionário Português (1914-1918) ” e a 18 de setembro a oradora Joana Pereira com o tema “O Operariado perante a 1.ª Guerra Mundial”. A 16 de Outubro debate-se “A Imprensa Médica e a 1.ª Guerra Mundial” com Maria de Fátima Nunes e por fim a 11 de dezembro Augusto Monteiro debate “A Guerra e a Literatura Infantil”.
Refira-se que a I Guerra Mundial começou a 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918, envolvendo as grandes potências de todo o mundo, que se organizaram em duas alianças opostas: os aliados e os Impérios Centrais. Portugal participou neste primeiro conflito mundial ao lado dos Aliados
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio
-
Desporto2 semanas atrás
Ana Marinho sagra-se campeã nacional absoluta e sub-23 nos 10.000 metros
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão rodoviária na A3, em Covelas, provoca quatro feridos ligeiros
-
Desporto2 semanas atrás
Ginásio Clube Santo Tirso consegue subida à 1.ª Divisão de Voleibol