V.N. de Famalicão
Famalicão Made IN atrai 350 milhões de euros de investimento e cria 3000 empregos em 10 anos
O programa Famalicão Made IN, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, foi responsável pela captação de quase 350 milhões de euros de investimento e pela criação de cerca de 3100 empregos nos últimos dez anos.

O programa Famalicão Made IN, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, foi responsável pela captação de quase 350 milhões de euros de investimento e pela criação de cerca de 3100 empregos nos últimos dez anos. Desde a sua criação, o programa apoiou mais de 400 startups e pequenas e médias empresas, consolidando-se como um dos principais motores do desenvolvimento económico do concelho. Estes dados foram dados a conhecer pela autarquia durante o Fórum Económico Famalicão Made IN, que aconteceu a 22 de outubro, na Casa das Artes.
Para o presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, estes números refletem “um sentimento de enorme satisfação” e confirmam o sucesso da iniciativa, lançada para impulsionar o empreendedorismo e atrair investimentos para Famalicão. “Os resultados históricos que a economia famalicense tem registado são fruto do arrojo dos nossos empresários, da qualidade dos nossos recursos humanos e de uma ação autárquica que tem incentivado o nosso tecido empresarial e apostado na qualificação dos cidadãos”, afirmou o autarca.
Mário Passos sublinhou a importância do programa não só na atração de investimento, mas também na criação de sinergias entre o tecido empresarial, as instituições de ensino, os centros tecnológicos e as associações do concelho. Esta colaboração, segundo o autarca, tem sido essencial para o desenvolvimento de uma estratégia económica sólida e inovadora.
O sucesso do Famalicão Made IN foi ainda reconhecido a nível europeu, com Vila Nova de Famalicão a ser distinguida como “Região Empreendedora Europeia” pelo Comité Europeu das Regiões, um prémio que destaca regiões com políticas de apoio ao empreendedorismo e inovação.
Mário Passos destacou também a evolução do programa para o novo paradigma “Created IN”, que marca o início de uma nova fase orientada para o futuro e para a adaptação aos novos desafios económicos e tecnológicos. “Estamos no bom caminho, mas ainda temos muito por fazer. Queremos explorar novas realidades e soluções para estarmos preparados para os desafios que temos pela frente”, concluiu o presidente da Câmara.
Com uma década de impacto positivo, o Famalicão Made IN afirma-se como uma peça central na economia local, reforçando o compromisso da autarquia em apoiar o desenvolvimento empresarial e a inovação no concelho.
-
Edição Papel6 dias atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Pedro Neves é o candidato do Chega à Câmara Municipal da Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Grupo violento desmantelado pela PJ por assaltos em Famalicão e Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Diogo Barros é o candidato do Bloco de Esquerda a Vila das Aves
-
Santo Tirso1 semana atrás
Colisão entre duas viaturas na EN105 em Burgães provoca quatro feridos
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Residência sénior de quatro milhões será construída em Famalicão por Mário Ferreira
-
Trofa2 semanas atrás
Condutora alcoolizada detida após colisão com ambulância dos Bombeiros da Trofa no Coronado
-
Podcast1 semana atrás
Ricardo Pereira é o candidato da coligação JUNTOS POR SANTO TIRSO (PSD – IL) à Câmara Municipal de Santo Tirso