Notícias
Famalicão no epicentro da internacionalização
Vila Nova de Famalicão está cada vez mais no radar de delegações internacionais, que querem conhecer as potencialidades económicas e turísticas do concelho e, nalguns casos, estabelecer relações de proximidade com o município famalicense tendo em vista a promoção de projetos conjuntos. São sobretudo delegações empresariais e académicas mas também institucionais por via de embaixadas e associações.
Só esta semana, o município recebeu os associados da Câmara de Comércio Luso-Britânica, no âmbito da iniciativa “How It’s Made In Vila Nova de Famalicão”, e acolheu a visita do embaixador da República Checa, em Portugal, Petr Šelepa, e do Cônsul honorário da República Checa no Porto, Francisco Pavão. No final de junho cerca de 400 congressistas do World Marketing Congress estiveram em Famalicão para conhecer o novo Centro Português do Surrealismo e a Fábrica de Chocolate da Casa Grande.
A visita do embaixador checo a Vila Nova de Famalicão realizou-se a convite do município, no âmbito da política da internacionalização que está a ser desenvolvida e aprofundada pelo executivo municipal liderado por Paulo Cunha.
Depois de ter sido recebida nos Paços do Concelho, a comitiva seguiu para uma visita à empresa Têxtil Manuel Gonçalves (TMG), apontada como um exemplo da pujança industrial e económica de Famalicão e uma das empresas famalicenses que mais exporta para a República Checa.
Satisfazendo um pedido especial do embaixador, a jornada continuou na Casa Museu Camilo Castelo Branco, em S. Miguel de Seide, ex-libris da cultura e literatura nacional. De resto, a visita do embaixador teve como objetivo dar a conhecer as potencialidades económicas e industriais do concelho, mas também fazer uma apresentação da dinâmica cultural e turística, demonstrando que Famalicão tem qualidade de vida e as pessoas gostam de viver aqui.
Nesse sentido, a jornada passou obrigatoriamente pela Devesa, com o embaixador completamente rendido à beleza do Parque. Na Casa do Território, foram dados a conhecer um conjunto de projetos industriais emergentes, através da apresentação das startups WestMister, Meia Dúzia e Alma De Luce.
No final, foram colocadas em cima da mesa diversas propostas de cooperação com destaque para o convite ao Município de Vila Nova de Famalicão para apresentar o concelho e as potencialidades na República Checa, já em Outubro próximo.
Afirmando-se como Cidade Têxtil, Famalicão é o concelho mais exportador do Norte de Portugal, e terceiro a nível nacional. O mercado europeu é o destino de mais de 50% das suas exportações. O espírito empreendedor e a vontade de internacionalizar marcam o ADN do tecido empresarial famalicense. Uma dinâmica que se reflete nos 310 novos projetos empresariais recentemente aprovados e apoiados no concelho, que representam um investimento global superior a 450 milhões de euros.
Ver como se faz em Famalicão
Foi precisamente para ver como se faz em Famalicão que a Câmara de Comércio Luso-Britânica convidou os seus associados a participar numa visita a algumas empresas do concelho. “How It’s Made In Vila Nova de Famalicão” decorreu na passada terça-feira, e começou com uma visita às instalações da Salsa e incluiu passagem pela incubadora de empresas do Famalicão Made IN – Polo da Riopele.
Os associados da Câmara de Comércio Luso-Britânica passaram também pela Casa Grande – Fábrica de Chocolates e a jornada terminou com visita e prova de vinhos na Casa de Compostela, um produtor também ele nascido do têxtil. Pertence à família Manuel Gonçalves, o fundador da Têxtil TMG que também criou e lançou a Casa Agrícola de Compostela.
Nota de imprensa da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão
-
Notícias4 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa4 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão4 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa4 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Guarda-rios: a proteção silenciosa que devolve a vida ao Rio Leça
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso4 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza