V.N. de Famalicão
Famalicão quer população a requalificar margens
O açude de Romão, em Nine, foi o primeiro ponto de intervenção dos cerca de cem voluntários que participam no projeto municipal “Os Nossos Rios”. O objetivo da autarquia, que abraçou uma parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), é a requalificação fluvial no concelho, “sem ferir o ecossistema existente” e contando com a população para as ações de limpeza.
“É um projeto envolvente e convocante, onde todas as pessoas e instituições são chamadas a participar”, afirmou Paulo Cunha, presidente da Câmara Municipal, que relembrou a importância da figura dos guarda-rios. “É fundamental que as pessoas tenham o cuidado de serem zeladoras dos rios, assumindo elas próprias o papel de guarda-rios, agora num contexto de voluntariado e de responsabilidade cívica”, completou.
A autarquia famalicense vai promover ações de sensibilização e educação ambiental junto da população e iniciar uma intervenção com vista à requalificação das linhas de água e margens ribeirinhas. “Será um processo para muitos anos, que irá envolver muitas gerações de famalicenses, mas que queremos avançar desde já”, sublinhou o autarca. Satisfeito com a intervenção no açude de Romão, onde passa o rio Este, estava o presidente da Junta de Freguesia de Nine, Paulo Oliveira, que confirmou que aquele local “já é muito frequentado pela população” e considerou que o projeto “é excelente para a valorização das freguesias”.
-
Edição Papel3 dias atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves salvam homem de morrer afogado no rio Vizela
-
Notícias6 dias atrás
Incêndio na Torre Sénior em Santo Tirso (c/video)
-
Trofa1 semana atrás
Podia ter acabado em tragédia”: armadilha escondida em trilho de BTT na Trofa alarma ciclistas
-
Santo Tirso3 dias atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Trofa2 semanas atrás
Um morto em incêndio no Muro, na Trofa(c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem constituído arguido por furtos na Agrela e Monte Córdova
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Federação Nacional dos Médicos alerta para falta de esclarecimentos sobre transferência do Hospital de Santo Tirso para Misericórdia


