V.N. de Famalicão
Famalicão recebe encontro europeu sobre sustentabilidade e transição energética
O evento contou com a presença de delegações de várias cidades, incluindo Avilés e Sabadell (Espanha), Dabrowa Górnicza (Polónia), Larissa (Grécia), Salerno (Itália), Solingen (Alemanha) e Bijelo Polje (Montenegro).

Vila Nova de Famalicão foi, recentemente, palco da terceira reunião transnacional do projeto europeu URBACT “In4Green”, reunindo cerca de 40 representantes de cidades europeias com o objetivo de promover práticas de sustentabilidade, inovação industrial e transição energética. Esta iniciativa é parte de um esforço conjunto para enfrentar os desafios da economia verde, procurando soluções mais inclusivas e resilientes.
O evento contou com a presença de delegações de várias cidades, incluindo Avilés e Sabadell (Espanha), Dabrowa Górnicza (Polónia), Larissa (Grécia), Salerno (Itália), Solingen (Alemanha) e Bijelo Polje (Montenegro). As cidades de Žďár nad Sázavou, na República Checa, e Navan, na Irlanda, estiveram representadas pelos seus presidentes, que acompanharam uma representante do Secretariado do Programa URBACT.
Durante o encontro, foram partilhadas boas práticas e discutidas soluções conjuntas para promover a sustentabilidade nas cidades parceiras. A agenda incluiu workshops e visitas de estudo a locais de referência, como o CITEVE – Centro Tecnológico Têxtil e o Famalicão IN Hub. Nesses espaços, os participantes exploraram temas como digitalização, inovação industrial e transição energética, com a colaboração de empresas e centros tecnológicos que participaram em sessões paralelas.
Além dos representantes das cidades, o evento contou com a presença de várias instituições nacionais relevantes, como a Universidade do Minho, o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), o CeNTI – Centro de Nanotecnologia e Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, o TecMeat e a AIMMAP – Associação dos Industriais Metalúrgicos, Metalomecânicos e Afins de Portugal. Também participou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), reforçando o papel de Famalicão como um agente ativo na transição para um futuro mais sustentável.
A realização do encontro na cidade sublinha a importância de Famalicão na cooperação europeia para enfrentar desafios globais, consolidando a posição do município como um ator estratégico no caminho para uma economia mais verde e inclusiva.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
Desporto2 semanas atrás
Mentira de 1 de abril – Medio Ave vai ter maior complexo de atletismo do Norte de Portugal
-
Trofa2 semanas atrás
Preso por crimes sexuais na estação da Trofa após abordar jovens
-
Desporto2 semanas atrás
Montalegre brilha no arranque do Rally X South e coloca Portugal no topo da Europa
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF