V.N. de Famalicão
Famalicão reforça investimento na atribuição as bolsas de estudo

A Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão reforçou, este ano, o investimento na atribuição das bolsas de estudo ao ensino superior, passando dos 178 mil euros em 2018 para cerca de 183 mil euros, beneficiando 283 estudantes, mais dez do que no ano passado. Os apoios atribuídos oscilam entre os 1100 euros e os 500 euros.
A proposta para a atribuição deste “apoio fundamental para os jovens e famílias” foi aprovada por unanimidade, na reunião do executivo municipal que se realizou esta quinta-feira.
“Ano após ano estamos disponíveis para perceber se é ou não necessário ir mais longe na atribuição dos apoios”, adiantou opresidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, salientando que“hoje em dia apoiamos mais jovens, porque eles estão melhor informados acerca dos apoios existentes, muito graças ao trabalho desenvolvido pelo município, através da divulgação das iniciativas, que tem levado a informação até todos, o que é ótimo, pois não queremos que ninguém fique de fora dos apoios por falta de informação”.
Por outro lado, segundo o autarca “atualmente, estamos a chegar cada vez mais longe, estamos a apoiar também os novos cursos Técnicos Superiores Profissionais, alargando assim a área de ação dos apoios”.
De resto, Paulo Cunha salienta que “o sucesso educativo dos famalicenses é muito importante para o futuro do nosso concelho, pois a presença de grandes empresas em Famalicão exige mão-de-obra qualificada e a qualificação consegue-se com o aprofundamento dos estudos”. Além disso, “com este apoio a Câmara Municipal dá um sinal de justiça social à comunidade, sendo intérprete da vontade do concelho”.
Desde 2013, o investimento municipal concedido às bolsas de estudo para o ensino superior já aumentou em mais de 50 por cento, sendo que a verba municipal passou de 120 mil euros, em 2013, para cerca de 183 mil euros, em 2019. Também no que diz respeito aos alunos beneficiados se regista um aumento significativo, tendo passado de 145 alunos, em 2013, para 283, em 2019.
A cerimónia de entrega das bolsas de estudo está agendada para o próximo dia 28 de março.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dois homens detidos por imigração ilegal em Santo Tirso