Desporto
Famalicão, Santo Tirso e Trofa com 33 clubes certificados pela Federação Portuguesa de Futebol
Nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, foram 33 as instituições distinguidas, com certificações que vão desde o Centro Básico de Formação até às ambicionadas 5 estrelas.

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) voltou a reconhecer o trabalho de formação desportiva desenvolvido por dezenas de clubes em todo o país, através da atribuição dos certificados de entidade formadora relativos à época 2024/2025. Nos concelhos de Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, foram 33 as instituições distinguidas, com certificações que vão desde o Centro Básico de Formação até às ambicionadas 5 estrelas.
Em Vila Nova de Famalicão, o Futebol Clube Famalicão lidera a tabela com a distinção máxima de cinco estrelas no futebol masculino e três estrelas no feminino. Também com três estrelas no futebol masculino foram certificados a Associação Desportiva Ninense, a AD Oliveirense, o Clube Desportivo de Lousado, o Grupo Desportivo de Joane, o Grupo Recreativo de Avidos e Lagoa, o Ribeirão Futebol Clube, o Ruivanense Atlético Clube e a União Desportiva de Calendário. O Desportivo de S. Cosme foi distinguido com duas estrelas. Enquanto Centro Básico de Formação foram reconhecidos a Academia Elite Sport, a Associação Desportiva Evolution Soccer Academy, o Futebol Clube Brufense e o Operário Futebol Clube.
No futebol feminino, a AD Juventude de Mouquim foi também certificada como Centro Básico de Formação.
No que diz respeito ao futsal masculino, com três estrelas foram distinguidos a Associação Desportiva do Colégio das Caldinhas, a ADC S. Mateus e o Futebol Clube Famalicão.
No concelho de Santo Tirso, os clubes que se destacaram no futebol masculino com três estrelas foram a Associação Recreativa de S. Martinho, o AVS Futebol SAD, o Futebol Clube de Vilarinho, o Futebol Clube Tirsense e a União Desportiva e Social de Roriz. Com uma estrela, foram distinguidos a Associação de Moradores do Complexo Habitacional de Ringe e o Monte Córdova Futebol Clube.
No futebol feminino, o Futebol Clube Tirsense foi certificado com duas estrelas e a União Desportiva e Social de Roriz com a distinção de Centro Básico de Formação.
Já no futsal masculino, o Clube Desportivo das Aves conquistou três estrelas, o Grupo Desportivo Vale do Ave duas estrelas e o AST obteve quatro estrelas, uma das pontuações mais elevadas da região.
No futsal feminino, o CD Aves recebeu a certificação de três estrelas.
Já no concelho da Trofa, o Atlético Clube Bougadense e o Clube Desportivo Trofense obtiveram a certificação de três estrelas no futebol masculino, enquanto a Associação Escola de Futebol Gaspar Azevedo foi distinguida com uma estrela.
No futebol feminino, o Futebol Clube de S. Romão recebeu pela primeira vez a certificação da FPF, também com três estrelas, validando o trabalho de promoção da modalidade.
Já no futsal masculino, o Centro Recreativo Bougado alcançou a distinção de duas estrelas e o Guidões Futebol Clube foi reconhecido como Centro Básico de Formação.
Este processo de certificação da FPF visa promover a qualidade, a organização e a sustentabilidade dos clubes desportivos, reconhecendo aqueles que desenvolvem um trabalho estruturado e consistente na formação dos seus atletas, desde os escalões de base até à transição para o desporto de alto rendimento.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº304 do Jornal do Ave
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Socorristas da Cruz Vermelha de Ribeirão salvam utente de 31 anos após paragem cardiorrespiratória
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Projeto de requalificação do Rio Leça distinguido nos Prémios “Mais a Norte”
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Incêndio em Vilarinho mobiliza mais de 80 bombeiros e sete meios aéreos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Misericórdia de Santo Tirso celebra 140 anos ao serviço da comunidade
-
Santo Tirso2 semanas atrás
BE apresenta Rui Tavares e Paulo Oliveira como candidatos à União de Freguesias de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Sérgio Araújo apresentado no sábado como candidato da coligação Unidos pela Trofa
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Ensino Profissional: pilar estruturante e democrático do desenvolvimento do País