Santo Tirso
Famalicão, Santo Tirso e Trofa entre as 110 autarquias familiarmente responsáveis
Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa voltaram a ser distinguidas como “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, reconhecimento que já recebem há mais de três anos consecutivos.

Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa voltaram a ser distinguidas como “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, reconhecimento que já recebem há mais de três anos consecutivos. Esta distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), visa reconhecer o esforço dos municípios na implementação de medidas que beneficiam as famílias, com destaque para as políticas de apoio social e tarifas familiares de água.
Nesta 16.ª edição do OAFR, foram 110 os municípios galardoados, com dados relativos a 2023, num processo que contou com a participação de 169 autarquias — um recorde de adesão, que representa 55% dos municípios portugueses. Entre os critérios avaliados, estão o apoio a pessoas em situação de fragilidade social, oferecido por 97% das autarquias premiadas, e a implementação de tarifas familiares de água, presente em 90% dos municípios distinguidos.
Além do apoio social, estas autarquias também promovem políticas de incentivo à natalidade e benefícios fiscais, como a aplicação de IMI Familiar e descontos no acesso a serviços essenciais.
A entrega oficial das bandeiras verdes terá lugar a 17 de outubro, na Reitoria da Universidade de Coimbra, num evento que premeia o esforço contínuo dos municípios em tornar as suas políticas mais justas e inclusivas para as famílias.
No caso de Famalicão, a distinção é atribuída pela décima terceira vez – décima segunda consecutiva. A Santo Tirso, as políticas direcionadas para as famílias são reconhecidas pela oitava vez e à Trofa a distinção é entregue pela quinta vez.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tempestade Martinho: Noite movimentada para os bombeiros em Santo Tirso (em atualização)
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Falecimento de Maria Luísa Soares de Oliveira Martins Carmona e Silva
-
Trofa2 semanas atrás
Tempestade Martinho provoca quedas de árvores na Trofa