Fique ligado

Santo Tirso

Famalicão, Santo Tirso e Trofa entre as 110 autarquias familiarmente responsáveis

Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa voltaram a ser distinguidas como “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, reconhecimento que já recebem há mais de três anos consecutivos.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Trofa voltaram a ser distinguidas como “Autarquias + Familiarmente Responsáveis”, reconhecimento que já recebem há mais de três anos consecutivos. Esta distinção, atribuída pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), visa reconhecer o esforço dos municípios na implementação de medidas que beneficiam as famílias, com destaque para as políticas de apoio social e tarifas familiares de água.

Nesta 16.ª edição do OAFR, foram 110 os municípios galardoados, com dados relativos a 2023, num processo que contou com a participação de 169 autarquias — um recorde de adesão, que representa 55% dos municípios portugueses. Entre os critérios avaliados, estão o apoio a pessoas em situação de fragilidade social, oferecido por 97% das autarquias premiadas, e a implementação de tarifas familiares de água, presente em 90% dos municípios distinguidos.

Além do apoio social, estas autarquias também promovem políticas de incentivo à natalidade e benefícios fiscais, como a aplicação de IMI Familiar e descontos no acesso a serviços essenciais.

A entrega oficial das bandeiras verdes terá lugar a 17 de outubro, na Reitoria da Universidade de Coimbra, num evento que premeia o esforço contínuo dos municípios em tornar as suas políticas mais justas e inclusivas para as famílias.

No caso de Famalicão, a distinção é atribuída pela décima terceira vez – décima segunda consecutiva. A Santo Tirso, as políticas direcionadas para as famílias são reconhecidas pela oitava vez e à Trofa a distinção é entregue pela quinta vez.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...