V.N. de Famalicão
Famalicão volta a ser palco da cultura tradicional do mundo
5.ª edição do FAMAFOLK decorre na próxima semana com grupos dos cinco continentes

Vila Nova de Famalicão prepara-se para receber mais uma edição do FAMAFOLK – Festival Internacional de Folclore de Famalicão®, um dos maiores eventos de celebração da diversidade cultural do concelho. A iniciativa, organizada pelo Grupo Etnográfico Rusga de Joane, em parceria com o Município de Vila Nova de Famalicão, realiza-se já na próxima semana e promete transformar a cidade num vibrante ponto de encontro entre culturas.
A edição de 2025 é especialmente significativa por marcar a 5.ª realização do festival e, simultaneamente, o último ano de avaliação pela CIOFF Portugal, no âmbito da candidatura ao selo de festival oficialmente reconhecido pela CIOFF®, organização internacional parceira da UNESCO que distingue os principais festivais de folclore a nível mundial.
Com um historial de sucesso que soma mais de 30 mil pessoas entre público presencial e online nas edições anteriores, o FAMAFOLK® regressa com um cartaz multicultural e cheio de energia. Este ano, participam grupos de Bulgária, Chile, México, Colômbia, Polónia, Hungria, Chéquia e Portugal, assegurando uma programação rica em tradição, autenticidade e diversidade artística.
“O FAMAFOLK® não é apenas um festival. É um ponto de encontro entre culturas, gerações e comunidades. Uma oportunidade para partilhar a nossa identidade e acolher a dos outros”, sublinha Ricardo Carneiro, diretor do festival.
Para além dos espetáculos principais, o evento inclui momentos de convívio, workshops e apresentações em espaços públicos, promovendo a interação entre os artistas internacionais e a comunidade local. Os grupos convidados terão ainda oportunidade de conhecer o património de Famalicão e partilhar experiências com grupos folclóricos do concelho, que também marcarão presença no palco do festival.
A entrada em todos os espetáculos é gratuita, reafirmando o compromisso do FAMAFOLK® com a democratização do acesso à cultura e a valorização do património imaterial, tanto nacional como internacional.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Trofa2 semanas atrás
Pedro Neves é o candidato do Chega à Câmara Municipal da Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão entre duas viaturas na EN105 em Burgães provoca quatro feridos
-
Podcast2 semanas atrás
Ricardo Pereira é o candidato da coligação JUNTOS POR SANTO TIRSO (PSD – IL) à Câmara Municipal de Santo Tirso
-
Lifestyle2 semanas atrás
Cuidadores informais com risco 51% maior de depressão e até 38% maior de problemas de ansiedade
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Alberto Costa apresenta candidatura à Câmara de Santo Tirso esta sexta-feira
-
Podcast1 semana atrás
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à CM Famalicão.
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dia dos Avós celebra-se na Fábrica de Santo Thyrso