V.N. de Famalicão
Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão cresce em número e em qualidade
Os músicos Paulo Gonzo, Aurea e Zé Amaro são alguns dos nomes que compõem o cartaz da 38.ª Feira de Artesanato e Gastronomia de Vila Nova de Famalicão, que este ano abre portas ao público de 1 a 10 de setembro com mais expositores e com mais artesãos e produtores certificados.
A novidade foi avançada esta segunda-feira, 24 de julho, pelo presidente da autarquia, Mário Passos, na apresentação da edição deste ano do evento promovido pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
Depois de em 2022 ter contado com perto de 70 expositores, este ano o certame aproxima-se da marca da centena de participantes. “Verificamos um aumento significativo de inscrições nas áreas do artesanato e dos produtores locais e verificamos sobretudo um aumento do número de expositores certificados como Unidade Produtiva Artesanal e detentores de Cartão de Artesão, fator que confirma a qualidade e diferenciação dos expositores que se vão apresentar em Famalicão”, explicou.
Chegam dos vários pontos do país – distritos de Braga, Porto, Faro, Coimbra, Aveiro, Bragança, Portalegre, Viana do Castelo, Setúbal, Lisboa, Leiria – para representar artes, sabores, ofícios e tradições representativos da portugalidade, num evento que tem como ponto forte o trabalho ao vivo dos artesãos.
Mário Passos apontou ainda a Feira de Artesanato e Gastronomia como um dos principais produtos turísticos do concelho famalicense e da região norte.
“A aposta do município vai precisamente nesse sentido. A renovação do centro urbano já se fez sentir em eventos como o Carnaval, a Festa da Flor e as Festas Antoninas, e eu tenho a certeza que este fator se vai também refletir na edição deste ano da Feira de Artesanato e Gastronomia, que queremos que cresça ano após ano”, acrescentou o edil.
Animação é coisa que também não vai faltar ao longo dos dez dias do certame, com espetáculos musicais diários para todos os gostos.
Para além de Paulo Gonzo (3 de setembro), Aurea (5 de setembro) e Zé Amaro (7 de setembro), vão ainda pisar o palco da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão, Cristina Claro, Renata Braga, Costinha, Sérgio Mirra, a galega Uxía, entre outros nomes.
Pelos dois palcos do evento vão passar 16 artistas e grupos de Vila Nova de Famalicão, o que reforça o papel da Feira de Artesanato como um palco privilegiado para a promoção e divulgação dos projetos artísticos locais.
Nota ainda para a criação de uma nova zona destinada às crianças e jovens, com a presença de monitores e a dinamização de diversas atividades direcionadas para o público jovem.
Recorde-se que a edição deste ano da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão vai decorrer de 1 a 10 de setembro, com entrada gratuita. É o primeiro ano que a iniciativa vai tirar total partido da renovada Praça Mouzinho de Albuquerque, também conhecida como o antigo campo da feira semanal.
Em 2022 passaram pelo evento mais de 100 mil pessoas.
Programa da edição deste ano da Feira de Artesanato e Gastronomia de Famalicão disponível para consulta em www.famalicao.pt.
-
Notícias1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa7 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão7 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa7 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso1 semana atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado