Santo Tirso
FEPODABES alerta para diminuição das reservas de sangue e apela à dádiva, com destaque para o grupo O+
A FEPODABES recomenda que os interessados procurem o posto de colheita mais próximo, sendo possível consultar horários e locais em www.fepodabes.pt ou www.dador.pt.
A Federação Portuguesa de Dadores Benévolos de Sangue (FEPODABES) está a alertar para uma redução significativa das reservas de sangue disponíveis nos hospitais, com especial incidência no grupo O+, um dos mais utilizados no sistema de saúde. A entidade sublinha que esta quebra pode comprometer o apoio a doentes que dependem de transfusões em situações de doença, cirurgia ou emergência.
Segundo a FEPODABES, a constante necessidade de sangue mantém-se diária nos hospitais, sobretudo para doentes oncológicos, cirurgias programadas e situações de acidente. “A necessidade de sangue é uma constante nos hospitais”, assinala o presidente da federação, Alberto Mota, lembrando que a transfusão é, muitas vezes, “fundamental” para a recuperação de milhares de doentes.
A federação apela, por isso, à mobilização da população, sobretudo de pessoas saudáveis, para reforçar as dádivas num momento em que se verifica uma tendência de redução. “As pessoas, infelizmente, cada vez doam menos e os dadores regulares são gerações que estão a envelhecer, que já não podem dar sangue a partir dos 65 anos. Portanto, isto é uma luta diária para que os mais jovens venham a doar sangue”, refere Alberto Mota.
Para além da importância da reposição das reservas, a FEPODABES destaca a simplicidade do processo de recolha: a dádiva demora cerca de 30 minutos e pode ajudar até três pessoas, uma vez que uma única unidade de sangue é fracionada para diferentes utilizações clínicas.
“Todos os cidadãos com mais de 18 anos, que tenham mais de 50 quilos e que sejam saudáveis podem dar sangue. Esse gesto simples contribui para salvar muitas vidas”, reforça o presidente da federação.
A FEPODABES recomenda que os interessados procurem o posto de colheita mais próximo, sendo possível consultar horários e locais em www.fepodabes.pt ou www.dador.pt.
-
Edição Papel7 dias atrásEdição papel nº312 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrásPresidente da Câmara de Santo Tirso e dois ex-vereadores acusados de peculato e abuso de poder
-
Santo Tirso4 dias atrásBombeiro dos “vermelhos” morreu atingido por uma árvore em Covelas
-
Santo Tirso3 dias atrásHomem detido após assalto a posto de combustíveis em Burgães
-
Santo Tirso2 semanas atrásDistribuídos pelouros na Câmara de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrásCâmara da Trofa chumba delegação de competências no presidente
-
Santo Tirso1 semana atrásAfonso tem 12 anos e precisa de um dador de medula óssea
-
Santo Tirso2 dias atrásDetida em Santo Tirso por cultivo de canábis


