Fique ligado

Desporto

Festa rija no regresso do Famalicão à 1.ª Liga (c/ vídeos)

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Vinte e cinco anos depois, o Futebol Clube Famalicão garantiu a presença entre os grandes. Depois de uma época preparada ao pormenor, sustentada por um elevado investimento de quem viu no clube potencial de Primeira Liga, os azuis e brancos conseguiram assegurar o objetivo a três jornadas do fim.

No domingo, 28 de abril, depois de uma vitória condimentada por um resultado folgado de 4-1 diante do aflito Vitória de Guimarães B, foi no sofá que a equipa do Famalicão viu confirmada a subida de divisão.

E do sofá os famalicenses saltaram para a festa, que se fez por toda a cidade, mas com concentração em dois locais. Primeiro junto ao estádio municipal, onde as primeiras emoções extravasaram, com abraços, bandeiras ao vento, champanhe a voar e fumo azul e amarelo a pintar o cenário da festa.

O Futebol Clube Famalicão vai conviver entre os melhores do futebol português pela sétima vez na sua história. Há quem recorde os momentos vividos na 1.ª Liga e os anos difíceis que se seguiram até à concretização de um sonho que, para muitos céticos, seria impossível sequer equacionar. Por isso, a vitória tem ainda um mais – e melhor – sabor.

A fidelidade dos adeptos é uma das características que deram a este clube estatuto de exemplo, mesmo jogando em divisões secundárias. As sucessivas enchentes e presenças nos tops de assistência dão igualmente ao Famalicão argumentos para estar na Primeira Liga.

__________________

“Dificilmente, se encontra adeptos como os que temos em Famalicão. Por isso, eles merecem um grande agradecimento”, sublinhou Chico, ex-jogador e atual diretor desportivo do clube, que confessou ter vivido “o momento mais feliz da vida profissional”, no domingo.

Defendi, guarda-redes dos famalicenses, fez questão de frisar que “a conquista também é dos adeptos, que apoiaram a equipa o tempo todo”, augurando mais adeptos na próxima época, com a visibilidade da Primeira Liga.

A festa estendeu-se pela noite dentro, já nos Paços do Concelho, onde a comitiva azul e branca foi recebida pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, e por milhares de adeptos.

Com o Famalicão na Primeira Liga, o Norte do país vê fortificada a sua posição no maior escalão de futebol português e do Minho serão cinco as equipas representadas, com a equipa famalicense, o Sporting de Braga, o Vitória Sport Clube, Moreirense e Gil Vicente.

__________________
Continuar a ler...
__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...