V.N. de Famalicão
Galeria Ala da Frente assinala dez anos com nova exposição e publicação comemorativa
A Galeria Ala da Frente, projeto municipal de Vila Nova de Famalicão dedicado às artes visuais contemporâneas, assinala o seu 10.º aniversário no próximo sábado, 28 de junho, com o lançamento de uma publicação evocativa da sua trajetória e a inauguração da 25.ª exposição, da autoria de Pedro Calapez.
A Galeria Ala da Frente, projeto municipal de Vila Nova de Famalicão dedicado às artes visuais contemporâneas, assinala o seu 10.º aniversário no próximo sábado, 28 de junho, com o lançamento de uma publicação evocativa da sua trajetória e a inauguração da 25.ª exposição, da autoria de Pedro Calapez.
A celebração terá início às 17h00, no Palacete Barão da Trovisqueira, com a apresentação do livro “10 Anos – Uma Linha de Tempo e Sensibilidade”, editado em parceria com a Documenta. A obra reúne 24 postais com reproduções das criações de artistas que integraram o percurso expositivo da galeria.
Uma hora depois, às 18h00, será inaugurada a mostra “Fumo e água que escorre entre os dedos”, do artista lisboeta Pedro Calapez, que estará presente na sessão. A exposição poderá ser visitada até 11 de outubro e é de entrada livre.
A Ala da Frente soma, desde 2015, 24 exposições individuais de artistas nacionais de reconhecido mérito, com curadoria de António Gonçalves. Entre os nomes já apresentados contam-se Jorge Molder, Rui Chafes, Pedro Cabrita Reis, Ilda David e Adriana Molder.
Cada exposição tem sido acompanhada por uma publicação própria, afirmando o compromisso da galeria com a produção de conteúdos que complementam a experiência visual e assumem valor documental e pedagógico no estudo da arte contemporânea em Portugal.
O presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, destacou a relevância do espaço enquanto agente de valorização cultural: “São 10 anos de um espaço de referência cultural e um compromisso de Famalicão com a cultura contemporânea.”
Sobre a exposição agora inaugurada, o curador refere que Pedro Calapez apresenta “uma obra exigente e subtil”, sublinhando a forma como “o desenho se desenvolve como pensamento e a pintura uma acepção ao domínio do sensível.”
Calapez iniciou o seu percurso expositivo nos anos 70 e, desde então, afirmou-se em diversas instituições nacionais e internacionais, como o Museu Serralves, a Fundação Calouste Gulbenkian ou o Museu Reina Sofia, em Madrid.
A Galeria Ala da Frente funciona no Palacete Barão da Trovisqueira, acolhendo visitas de terça a sexta-feira entre as 10h00 e as 17h30, e ao fim de semana das 14h30 às 17h30, encerrando à segunda-feira e em feriados.
-
Edição Papel4 dias atrásEdição papel nº313 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso22 horas atrásCavalo morre atropelado na Variante à EN 105 em Santo Tirso; há uma pessoa ferida
-
Santo Tirso4 dias atrásHomem detido após sequestrar irmão da ex-companheira e tentar fuga à GNR
-
Santo Tirso2 semanas atrásHomem detido após assalto a posto de combustíveis em Burgães
-
Santo Tirso2 semanas atrásDetida em Santo Tirso por cultivo de canábis
-
Notícias1 semana atrásIdoso encontrado sem vida na ETAR de Agra, em Fradelos
-
Santo Tirso2 semanas atrásSanto Tirso inicia programa de Natal a 28 de novembro
-
Santo Tirso2 semanas atrásGoverno substitui conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Médio Ave



