Santo Tirso
Governo prolonga prazo para limpeza de terrenos até 15 de junho
O novo prazo foi estabelecido através de um despacho conjunto do Secretário de Estado da Proteção Civil e do Secretário de Estado das Florestas.

O Governo decidiu prolongar até 15 de junho o prazo para a realização da limpeza de terrenos, numa decisão motivada pelas condições meteorológicas dos últimos meses, que limitaram os períodos disponíveis para a execução destes trabalhos. O novo prazo foi estabelecido através de um despacho conjunto do Secretário de Estado da Proteção Civil e do Secretário de Estado das Florestas.
Inicialmente, o prazo para a realização dos trabalhos de gestão de combustível na rede secundária de faixas de gestão estava fixado até 31 de maio. Com esta prorrogação, o Governo reforça o apelo a todos os proprietários, entidades gestoras e demais responsáveis para que procedam, logo que possível, à limpeza dos seus terrenos, sempre com atenção às condições de segurança, especialmente nos dias de maior calor.
Durante este período, os trabalhos continuam sujeitos às regras previstas no Decreto-Lei n.º 82/2021, nomeadamente nos dias em que o nível de perigo de incêndio rural seja “muito elevado” ou “máximo”. Nestes casos, os trabalhos só podem ser realizados com autorização prévia da autoridade municipal de proteção civil, mediante apresentação da localização e do calendário previsto das ações. Devem ser cumpridas diversas condições de segurança, como a obrigatoriedade de utilização de equipamentos com dispositivos de retenção de faíscas e a presença de extintores operacionais, bem como a proibição de queimadas e a exigência de autorização prévia para queimas.
O Governo sublinha que a segurança das pessoas e das comunidades está diretamente ligada ao cumprimento rigoroso destas orientações e que a colaboração de todos é essencial para prevenir incêndios e proteger pessoas, bens e a paisagem. Para esta decisão foram ouvidas diversas entidades, entre as quais a Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, a Infraestruturas de Portugal, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a GNR, o IPMA e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.
-
Edição Papel9 horas atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº304 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Incêndio em Vilarinho mobiliza mais de 80 bombeiros e sete meios aéreos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Misericórdia de Santo Tirso celebra 140 anos ao serviço da comunidade
-
Santo Tirso2 semanas atrás
BE apresenta Rui Tavares e Paulo Oliveira como candidatos à União de Freguesias de Santo Tirso
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Ensino Profissional: pilar estruturante e democrático do desenvolvimento do País
-
Trofa2 semanas atrás
Sérgio Araújo apresentado no sábado como candidato da coligação Unidos pela Trofa
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Campanha “Produto que é Nosso” leva produção local às prateleiras do comércio em Famalicão