Notícias
Grupo Britânico investe 20 Milhões em Santo Tirso e revitaliza a fábrica de Pneus Camac
Com este investimento significativo, a fábrica de Santo Tirso ganha uma nova vida, assumindo um papel de destaque na indústria europeia de pneus.
A histórica fábrica de pneus Camac, que iniciou a sua atividade a 10 de março de 1969, sob a designação inicial de Fábrica de Pneus Fapobol, passou por várias mãos ao longo das décadas. Entre os seus antigos proprietários figuram o banco BPA, o empresário espanhol Ruiz Thierry, e os portugueses José Serra, ligado ao setor têxtil, e Carlos Pissarra, advogado e ex-gestor da SAD do Boavista.
Após anos de dificuldades financeiras, culminando com a greve dos seus 290 trabalhadores a 29 de agosto de 2008, devido ao atraso no pagamento de salários, a Camac paralisou a produção e, quatro meses depois, foi declarada insolvente. Conforme avança o jornal Negócios, a fábrica retomou a atividade em 2010, sob o comando dos irmãos Jorge e Fernando Rodrigues, do grupo bracarense General, com o apoio do IAPMEI, que injetou quatro milhões de euros na empresa. Contudo, os problemas persistiram, e a Camac atravessou sucessivos Processos Especiais de Revitalização (PER), o último dos quais homologado em maio de 2022.
Já em maio deste ano, o grupo britânico SPC, principal fabricante europeu de compostos de borracha, anunciou um projeto estratégico para reforçar a sua presença no mercado europeu de pneus de alta performance, adquirindo os ativos da Camac. Segundo informações do jornal Negócios, o Banco Português de Fomento (BPF) revelou que a operação envolve um investimento de 20 milhões de euros, que inclui a compra dos ativos da Avon Tyres Motorsport, até então detidos pela Goodyear, e a transferência da produção para Portugal. A nova operação será comercializada sob a marca Nova Tires.
Esta quarta-feira, 20 de novembro, os novos proprietários da Camac anunciaram que o programa de renovação e modernização está em andamento, com a criação de mais de 100 empregos nas áreas de engenharia, tecnologia, marketing, entre outras. O jornal Negócios refere ainda que os primeiros pneus Nova Motorsport, da linha ACB11 para rallycross, foram produzidos em agosto e apresentados no evento Rallycross RX Loheac 2024, em França. Já em outubro, a fábrica portuguesa retomou a produção da linha Camac Classic para o mercado europeu.
O plano prevê a modernização da fábrica de Santo Tirso, que passará a ter capacidade para produzir 500 mil pneus por ano, consolidando a missão da Nova Motorsport de redefinir a produção de pneus para automobilismo e usos especializados. Para atingir os mais altos padrões de qualidade, cerca de 200 camiões carregados de equipamentos foram transferidos da antiga fábrica da Avon em Melksham, no Reino Unido, para Portugal. De acordo com o jornal Negócios, a maquinaria existente para a produção de pneus Camac está a ser atualizada, complementada com sistemas e processos avançados adquiridos à Avon Motorsport.
Com este investimento significativo, a fábrica de Santo Tirso ganha uma nova vida, assumindo um papel de destaque na indústria europeia de pneus.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº292 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Alberto Costa reuniu com Misericórdia de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Eduardo Oliveira apresenta candidatura à Câmara de Famalicão
-
Notícias1 semana atrás
S. Gonçalo: Festa já começou em Covelas
-
Trofa1 semana atrás
Festas de São Gonçalo de Covelas marcadas pelo domingo com chuva, mas com milhares de visitantes (galeria fotográfica e video)
-
Trofa1 semana atrás
Dois feridos graves nos romeiros de S.Gonçalo
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Arte e basquetebol dão vida ao Complexo Desportivo Municipal de Santo Tirso (c/video)
-
Trofa1 semana atrás
Cooperativa dos Agricultores de Santo Tirso e Trofa celebra 50 anos (c/ vídeo)