V.N. de Famalicão
Helena Freitas é a candidata do PS à Assembleia Municipal de Famalicão

O Partido Socialista vai apresentar oficialmente Helena Freitas como candidata independente à presidência da Assembleia Municipal de Vila Nova de Famalicão esta quinta-feira, dia 31 de julho.
Natural de Mogege, Helena Freitas é uma personalidade de reconhecido mérito académico, científico e político. Professora catedrática da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em Ecologia, realizou também um pós-doutoramento na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos. Ao longo do seu percurso, presidiu à Liga para a Proteção da Natureza e dirigiu o Jardim Botânico da Universidade de Coimbra, tendo ainda colaborado com a Fundação de Serralves, como diretora do Parque de Serralves.
Atualmente, coordena o Centre for Functional Ecology – Science for People and the Planet, e é titular da Cátedra UNESCO em Salvaguarda da Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável. Representa Portugal na Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas (IPBES) e integra o Comité Internacional do programa UNESCO Homem e Biosfera.
Na esfera política, foi deputada à Assembleia da República e coordenadora da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, com estatuto equivalente a subsecretária de Estado. Distinguida com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, foi recentemente laureada com o EEF Ernst Haeckel Award 2024, pelas suas contribuições para a ciência ecológica europeia, e nomeada coordenadora científica do Estrela Geopark Mundial da UNESCO.
A escolha de Helena Freitas para liderar a lista do PS à Assembleia Municipal reforça, segundo Eduardo Oliveira, candidato à presidência da Câmara Municipal, “uma política assente na competência, na visão estratégica e no serviço público”. “A sua experiência nacional e internacional é uma mais-valia para um concelho que quer afirmar-se pela qualidade de vida, pela sustentabilidade e pela participação cívica ativa”, sublinha.
Com a apresentação marcada para esta quinta-feira, dia 31, e com a restante lista ao órgão deliberativo do Município a ser divulgada no mesmo evento, o PS assume uma proposta renovada para o futuro de Famalicão, com Helena Freitas a desempenhar um papel central na afirmação da mudança.
-
Edição Papel10 horas atrás
Edição papel nº306 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Podcast2 semanas atrás
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à CM Famalicão.
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Dia dos Avós celebra-se na Fábrica de Santo Thyrso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Cidadãos lançam petição contra reativação da pedreira de Lajedo em Monte Córdova
-
Santo Tirso1 semana atrás
Carro destruido pelas chamas na A3
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Novo terminal Rodoferroviário de Lousado é “um fato à medida” de Famalicão
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários de Santo Tirso comemoram 147 anos este sábado