Fique ligado

Santo Tirso

INAC estreia espetáculo “Hyena” em Santo Tirso com entrada livre

O INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo vai estrear no dia 31 de maio, às 18h00, no Parque do Ribeiro do Matadouro, em Santo Tirso, o espetáculo de circo contemporâneo “Hyena”.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O INAC – Instituto Nacional de Artes do Circo vai estrear no dia 31 de maio, às 18h00, no Parque do Ribeiro do Matadouro, em Santo Tirso, o espetáculo de circo contemporâneo “Hyena”, que propõe uma reflexão sobre a natureza do mal e a forma como este se manifesta no ser humano quando este é deixado à sua própria sorte, sem leis nem regras.

Num universo distópico e sarcástico, “Hyena” utiliza o circo e o teatro físico para explorar temas como a fragilidade da moralidade, as relações sociais e hierárquicas e a brutalidade inerente ao ser humano, num cenário que remete para um parque infantil pós-apocalíptico. Inspirado em O Deus das Moscas, de William Golding, o espetáculo constrói uma metáfora sobre a efemeridade da civilização e a decadência dos seus valores fundamentais.

A encenação pretende demonstrar como a moralidade pode ser condicionada pelas dinâmicas sociais e pela ausência de supervisão externa, abordando dimensões sociais, políticas e éticas através de uma linguagem visual e física intensa.

O espetáculo conta ainda com a participação de artistas com deficiência, assumindo uma postura ativa no combate ao capacitismo. Ao integrar profissionais com deficiência no elenco, o INAC reforça o compromisso com a inclusão e a diversidade, promovendo a visibilidade e a valorização das suas capacidades artísticas e contribuindo para a mudança de perceções sociais sobre a deficiência.

Publicidade

Após a estreia em Santo Tirso, “Hyena” será apresentado no Festival Internacional de Gigantes (FIG), a 6 de julho, em Palmela. A entrada é livre.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...