V.N. de Famalicão
Inaugurado novo data center da REN
Ocupa uma área de cerca de cinco mil metros quadrados, dos quais 1200 estão reservados a salas técnicas destinadas a alojar os equipamentos onde estarão guardados os mais diversos e críticos sistemas de informação e telecomunicações do país. O novo data center (centro de armazenamento de dados) localizado em Oliveira Santa Maria, Vila Nova de Famalicão, foi inaugurado a 16 de fevereiro pela Rede Energética Nacional (REN).
O novo data center vai ser partilhada com a NOS e EDP, que são clientes da Rentelecom, a operadora grossista de redes de telecomunicações do grupo REN. “Cada uma das três empresas que irá utilizar o data center, que será neutral do ponto de vista de operadores de comunicações, terá espaços técnicos separados e isolados”, informou Rodrigo Costa, presidente executivo da REN.
A infraestrutura, que custou dez milhões de euros, integra um “projeto inovador”, que será pago “em grande parte” pelos utilizadores do espaço, adiantou Rodrigo Costa, que assegurou que o custo da energia será “muito pouco” afetado.
Este novo data center, que terá ligação com o já existente em Ermesinde, permite reforçar “significativamente” a segurança da Rede de Telecomunicações de Segurança (RTS) e dos demais sistemas de informação críticos da Rede Nacional de Transporte operada pela Rede Elétrica.
“Saber que temos em Vila Nova de Famalicão uma estrutura de última geração e de vanguarda no país com esta capacidade de armazenamento de dados, que é apresentada como a mais segura e mais fiável do país, é para nós extremamente gratificante e mais um sinal do valor deste território”, afirmou Paulo Cunha, presidente da autarquia famalicense, aquando da inauguração.
Manuel Caldeira Cabral, ministro da Economia, também esteve presente e referiu que “os centros de dados são, atualmente, uma necessidade infraestrutural básica, no sentido em que os dados são hoje uma parte fundamental dos negócios em todos os setores, seja na energia, mas também nos negócios do comércio, na restauração, na indústria. Esta é, sem dúvida uma infraestrutura importante que foi construída por empresas e engenheiros portugueses e que demonstra bem a capacidade que Portugal tem de responder aos desafios tecnológicos”.
Um data center é um local onde estão concentrados sistemas de telecomunicações ou de armazenamento de dados, abrigando milhares de servidores e bancos de armazenamento de dados, capazes de processar uma grande quantidade de informação.
Segundo a REN, o data center localizado no concelho de Vila Nova de Famalicão “foi sujeito à revisão pelo Uptime Institute, entidade que a nível mundial confere e certifica o nível de resiliência e elevada eficiência energética deste tipo de instalações”. “Finalizada a construção, o data center foi sujeito a rigorosas provas de comissionamento e ensaios destinadas a comprovar o seu nível de resiliência a falhas, tendo obtido a certificação Tier III do Uptime Institute, tornando-o numa infraestrutura de referência e excelência tecnológica em Portugal”, acrescentou ainda a empresa.
-
Notícias1 semana atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa1 semana atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa1 semana atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso1 semana atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado
-
Notícias1 semana atrás
Grupo Britânico investe 20 Milhões em Santo Tirso e revitaliza a fábrica de Pneus Camac
-
Santo Tirso1 semana atrás
Instituições de Santo Tirso e Famalicão vencem prémio Prémio BPI Fundação “la Caixa”