Notícias
IOTech desenvolveu app que ajuda a encontrar lugares de estacionamento e saber ocupação dos autocarros
Empresa famalicense desenvolveu uma solução mobile inteligente, capaz prever a ocupação dos transportes públicos e parques de estacionamento e sugerir o meio de transporte ou rota mais adequados em tempo real.
![](https://jornaldoave.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/06/forumpensarascidades7.jpg)
A startup famalicense IOTech desenvolveu uma solução mobile inteligente, capaz prever a ocupação dos transportes públicos e parques de estacionamento e sugerir o meio de transporte ou rota mais adequados em tempo real.
O IoCity, que nasceu de um projeto financiado pelo Norte2020, foi apresentado no Fórum “Pensar as Cidades”, a acontecer no auditório da CESPU, esta sexta-feira.
A partir de dados recolhidos de documentos oficiais, a empresa atestou que, em média, por ano um condutor demora 17 horas a procurar por um lugar para estacionar o carro e apenas 14% das viagens de e para a escola ou trabalho são feitas através dos transportes públicos.
Através de uma solução mobile capaz de se integrar nos sistemas existentes nas cidades, o IoCity consegue interagir com o cidadão, dando-lhe informações sobre os horários dos transportes públicos, quais as paragens e rotas existentes e número de lugares livres. “Se, por exemplo, o autocarro está atrasado, o sistema consegue avisar o utilizador, dando-lhe estimativa de chegada ou alternativas de outros transportes e rotas. Fatores como eventos e condições meteorológicas também contam nessa monitorização”, explicou Filipe Portela, CEO da IOTech.
Quanto ao parqueamento, a IoCity dá ao utilizador informação, em tempo real, da taxa de ocupação do estacionamento e o mapeamento de todas as ofertas disponíveis.
O equipamento desenvolvido pela empresa famalicense, em consórcio com o CeNTI, foi concebido para criar uma solução interoperável e integradora – agrega as soluções existentes do mercado -, escalável, disponível em multiplataforma e com backoffice de gestão integrado.
A solução já está a ser testada no Município de Vila Nova de Famalicão, com resultados promissores. “Além de conferir qualidade de vida aos habitantes, o IoCity consegue, igualmente, promover o território, porque oferece uma melhor experiência para o visitante. Pode tornar-se num verdadeiro guia turístico digital, capaz de dar soluções ao utilizador em qualquer momento”, especificou Filipe Portela.
Futuramente, a IOTech pretende apresentar uma solução direcionada para a sustentabilidade, capaz de, por exemplo, controlar acessos e gerir eletronicamente os pontos de recolha e contentores de resíduos, para otimizar circuitos e reduzir custos e recursos, e promover a gamificação, através do PAYT, sistemas de criação de incentivos para os cidadãos, por via financeira, que adotem a separação de resíduos.
O Fórum “Pensar as Cidades” é organizada pela IOTech e reúne autarcas, universidades, centros de investigação e empresas para debater as oportunidades e desafios para tornar as cidades mais sustentáveis e inteligentes.
-
Edição Papel3 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Assalto a loja desportiva em Santo Tirso em plena luz do dia (c/ vídeo)
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Descarga poluente no rio Ave motiva questões do Bloco de Esquerda ao Governo
-
Trofa2 semanas atrás
PCP revela que transferência do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia acontece a 31 de março
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Chega de Famalicão inicia périplo por empresas e instituições locais
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tribuna Pública pela Gestão Pública do Hospital de Santo Tirso!
-
Desporto2 semanas atrás
FC Famalicão procura apuramento histórico na Taça de Portugal de futsal