V.N. de Famalicão
José Tengarrinha apresenta o livro “Os Democratas de Braga”, em Famalicão
José Tengarrinha, o conhecido combatente da ditadura do Estado Novo e reputado académico, que foi presidente do MDP/CDE, apresenta este sábado, dia 7 de Fevereiro, às 17h00, no Museu Bernardino Machado o livro “Os Democratas de Braga, Testemunhos e Evocações”, organizado por José Viriato Capela, Henrique Barreto Nunes e Artur Sá da Costa. O livro reúne 17 depoimentos de democratas que lutaram contra a ditadura no Distrito de Braga e 11 textos memorialistas deixados por outros resistentes antifascistas, como Victor Sá, Lino Lima, Santos Simões, Tinoco de Faria e Eduardo Ribeiro, o único ainda vivo. Dez destes textos pertencem a famalicenses (Lino Lima, Pinheiro Braga, Armando Bacelar, Guilherme Branco e Manuel Cunha, já falecidos), sendo os outros testemunhos agora escritos, por Macedo Varela, Margarida Malvar, Salvador Coutinho, Gouveia Ferreira e Joaquim Loureiro. Artur Sá da Costa escreve a introdução, onde faz uma síntese da história das oposições à ditadura de direita no distrito.
Para Sá da Costa “a resistência e o combate à ditadura de Salazar e Caetano no distrito de Braga assemelham-se aos que se travaram por todo o país e no exilio. Porém diferentes”. Para este famalicense “as diferenças notam-se na forma e irreverência, mas sobretudo na autonomia organizativa e programática, bem como na capacidade de ação e iniciativa política”, que os democratas de Braga alcançaram nos longos e persistentes combates que travaram contra a barbárie e o totalitarismo.
Este livro, editado pela Universidade do Minho e as edições Húmus, é fruto do programa conjunto das comemorações do 40º aniversário do 25 de Abril, organizado pelo Conselho Cultural e pelas câmaras municipais de Vila Nova de Famalicão e Barcelos. O então vereador da cultura, Paulo Cunha fez aprovar em 2013, no executivo municipal o projeto comemorativo, o qual englobava outras iniciativas, que não foi possível concretizar. Para o agora Presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha a publicação do livro “Os Democratas de Braga” tem desde logo o significado de que as parcerias entre as universidades e os municípios são de grande importância, permitindo alcançar objetivos dificilmente concretizáveis sem esta unidade de ação. Acresce que esta “recolha e preservação de um riquíssimo património imaterial das gentes de Vila Nova de Famalicão e do Distrito de Braga são um importante contributo para o estudo da história das lutas pela liberdade”. Além do mais, enfatiza o presidente da câmara: “Fico feliz por o livro agora editado reunir materiais (documentos, fotografias etc.) do Fundo Local da Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, que estamos a ampliar e a preparar para consulta pública”.
Acrescente-se que no dia da apresentação do livro “Os Democratas de Braga” será inaugurada uma exposição sobre “A imprensa Clandestina durante a ditadura”, a qual faz parte deste projeto conjunto da Universidade do Minho e da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão.
-
Notícias5 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa5 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão5 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa5 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso5 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão5 dias atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado