Trofa
Lançado concurso público para construção da nova ponte sobre Rio Ave
A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave, na EN14.

Foi lançado, a 5 de maio, o concurso para a última fase da construção da variante à Estrada Nacional 14, que contempla a nova ponte sobre o Rio Ave, entre a Trofa e Famalicão.
O concurso público foi publicado em Diário da República e detalha o procedimento da obra a cargo da empresa pública Infraestruturas de Portugal (IP), com valor base de 17 milhões de euros, mais do dobro do estimado inicialmente (oito milhões de euros) aquando da apresentação do projeto, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, na assinatura do auto de consignação para o início da 2.ª fase das obras da variante à EN14, entre o nó do Jumbo e o interface rodoferroviário da Trofa, a 31 de março de 2022. O prazo de execução da obra é de 600 dias.

O projeto – cujas primeiras perspetivas do Governo eram iniciá-lo em agosto deste ano – é caracterizado pela construção de um novo troço de ligação dos concelhos da Trofa e de Vila Nova de Famalicão, com uma extensão de 2,4 quilómetros e construção de uma nova ponte na zona mais estreita do Rio Ave, melhorando as acessibilidades ao Hospital da Trofa e à estação ferroviária.
Segundo o documento apresentado pela IP, está prevista “a construção de quatro rotundas para melhoria das acessibilidades e um conjunto de restabelecimentos desnivelados para garantia da mobilidade das populações”.
A nova ponte, com 163 metros de extensão, será construída na zona de Carqueijoso, ligeiramente a Norte do Hospital da Trofa, cerca de um quilómetro a montante da atual ponte sobre o Rio Ave, na EN14.
No terreno decorrem as obras da variante entre a Maia e a Trofa, com um troço de cerca de dez quilómetros, em perfil de 1×1, e três ligações à rede local, através da Estrada Nacional 318, junto das zonas industriais do Soeiro e da Carriça, através da Estrada Nacional 14, em Lantemil, e através da rotunda existente EN14, que irá permitir a ligação da Variante ao Interface Rodoferroviário da Trofa. Esta empreitada contempla a criação de uma ponte sobre o Rio Trofa (750 metros) e dos viadutos sobre a Ribeira do Arquinho (374 metros), de Vilares (264 metros), das Covas (180 metros) e sobre o Vale de S. Roque (472 metros).
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Estudante de Santo Tirso ameaça massacre escolar e está sob vigilância da PSP
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Cancro da Mama: os mitos e as verdades
-
Santo Tirso2 semanas atrás
CESAE Digital vai ter em Santo Tirso o maior campus de formação e desenvolvimento de competências digitais do país
-
Santo Tirso1 semana atrás
Jovem apanhado com droga e quase 6 mil euros em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Castelões recebe “Noite do Conto e da Poesia” esta sexta-feira
-
Santo Tirso1 semana atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso1 semana atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso