V.N. de Famalicão
Leonel Rocha conquista maioria em Ribeirão

Desta vez, Leonel Rocha conseguiu a tão desejada maioria absoluta, que lhe dá liberdade de movimentos para gerir os destinos da Junta de Freguesia de Ribeirão. O candidato da coligação Mais Ação, Mais Famalicão, sustentada pelo PSD/CDS-PP, havia vencido as eleições autárquicas de 2021, sem maioria, tendo apresentado a renúncia ao mandato no final do ano passado, devido a incompatibilidades políticas com os eleitos do movimento independente Juntos por Ribeirão, com quem constituiu o executivo da Junta e mesa da Assembleia de Freguesia.
A lista de Leonel Rocha conseguiu 2217 votos, obtendo uma percentagem de 52%, que corresponde a sete mandatos. A grande derrotada das intercalares foi Paula Cristina Santos, cabeça de lista do movimento independente (847), que perdeu mais de metade dos votos conquistados em 2021, caindo para 3.º lugar, por troca com o Partido Socialista, que conseguiu, com Rúben Gomes, 892 votos, o melhor resultado dos últimos 25 anos. Ambas as candidaturas conseguiram três mandatos cada.
O Chega, com Miguel Cruz, obteve 105 votos, enquanto Sara Silva, candidata da CDU, conseguiu 76. As duas forças políticas não conseguiram representação na Assembleia de Freguesia.
Há ainda a registar 47 votos brancos e 43 nulos.
Dos 8035 eleitores inscritos, foram às urnas 4227, o que significa uma afluência de 52,6%.
No rescaldo da vitória, Leonel Rocha referiu que, “desde a renúncia” tinha a consciência de que “poderia pedir ao povo de Ribeirão a clarificação” política para o futuro da vila. “Tínhamos essa consciência porque tínhamos trabalho feito, capacidade de trabalhar com os outros e respostas para o que era necessário”, advogou o candidato, que reconheceu que a corrida eleitoral saiu facilitada pela proximidade ganha com a população no exercício de funções desde as últimas eleições.
Revelando que “há já projetos em andamento e orçamentos pedidos”, Leonel Rocha anunciou que o trabalho da Junta de Freguesia não tardará a recomeçar. “Vou dar tudo para servir o povo e fazer com que Ribeirão se desenvolva e reforçar a sua confiança para daqui a dois anos”, anunciou.
Face à derrota eleitoral, o Partido Socialista conseguiu tirar ilações positivas do sufrágio, sublinhando “o melhor resultado eleitoral dos últimos 25 anos”.
“O povo de Ribeirão é soberano e escolheu Leonel Rocha como presidente da Junta de Freguesia da nossa vila. Saúdo democraticamente a sua eleição, desejando-lhe as maiores felicidades no exercício das suas funções”, afirmou Rúben Gomes, que prometeu fazer uma “oposição atenta, vigilante e responsável, trabalhando de forma construtiva pelo desenvolvimento da terra”.
Eleições intercalares 11 de junho de 2023
PSD/CDS-PP: 2217 votos
PS: 892 votos
Juntos Por Ribeirão: 847
Chega: 105 votos
CDU: 76 votos
Eleições autárquicas 26 de setembro de 2021
PSD/CDS-PP: 2275 votos
Juntos por Ribeirão: 1891 votos
PS: 753 votos
Chega: 126 votos
CDU: 47 votos
(atualizado a 20 de junho)
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº300 do Jornal do Ave
-
Biz & Tech2 semanas atrás
Recebeu uma SMS para pagar uma multa da GNR? Cuidado, é burla!
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Lousado: Comissão de Festas da Romaria Nova pede apoio para celebrar 149 anos de tradição
-
Desporto2 semanas atrás
Rali de Santo Tirso regressa dias 9 e 10 de maio com Super Especial Noturna junto ao Mosteiro de São Bento
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escuteiros de São Martinho do Campo vivem aventura “inesquecível” nos Açores
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Câmara de Santo Tirso lança concurso público para projeto de reabilitação do antigo Cine-Teatro
-
Santo Tirso1 semana atrás
GNR esclarece alegada tentativa de rapto em escola de Santo Tirso: tratou-se de mal-entendido com motorista escolar
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Caminhada Solidária “Laços de Maio” regressa a Santo Tirso a 11 de maio