Fechar
Fique ligado

V.N. de Famalicão

Livro sobre a migração minhota para o Brasil no século XVIII apresentado em Famalicão

Apresentação do livro “Dicionário de migração dos minhotos para o Brasil no século XVIII”, da autoria de Odete Paiva e Beatriz Pinto.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A relação histórica entre o Minho e o Brasil no século XVIII estará em destaque esta sexta-feira, 23 de janeiro, na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, com a apresentação do livro “Dicionário de migração dos minhotos para o Brasil no século XVIII”, da autoria de Odete Paiva e Beatriz Pinto.

A sessão, marcada para as 14h30, contará com a presença do presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Mário Passos, e centra-se numa obra que analisa de forma aprofundada os movimentos migratórios de populações minhotas para o Brasil durante o século XVIII.

O livro debruça-se sobre um período marcado por profundas alterações económicas e sociais, associadas à descoberta de ouro e diamantes na colónia brasileira, fenómeno que impulsionou a saída de milhares de portugueses rumo ao outro lado do Atlântico. As autoras abordam estes fluxos migratórios enquanto elemento estruturante de novas realidades sociais, evidenciando o seu papel na formação de identidades, comunidades e territórios.

Ao reunir e sistematizar informação sobre a migração minhota para o Brasil nesse período histórico, a obra pretende contribuir para uma leitura mais ampla das dinâmicas da emigração portuguesa e das consequências duradouras que teve na sociedade nacional.

Publicidade

A apresentação decorre na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, em Vila Nova de Famalicão, e é aberta ao público.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...