V.N. de Famalicão
Mais de 2.6 milhões de euros para a requalificação do Centro de Saúde de Famalicão
Adjudicação da obra aprovada na última reunião do executivo municipal

O A obra de requalificação do edifício do Centro de Saúde de Famalicão vai avançar, depois de aprovado na reunião do executivo municipal da passada quinta-feira, 20 de fevereiro, o relatório final das propostas e a adjudicação dos trabalhos.
A Unidade de Saúde Familiar (USF) Urbana, situada na Avenida 25 de Abril, implica um investimento de 2,6 milhões de euros, a que se junta o investimento já em curso de cerca de 700 mil euros para as instalações provisórias dos serviços da unidade de saúde na antiga fábrica da Boa Reguladora.
“Temos feito um esforço significativo na renovação e construção das unidades de saúde no concelho, aproveitando o financiamento do quadro do Plano de Recuperação e Resiliência, mas acima de tudo, orientando o investimento para a remodelação e construção de edifícios que garantam aos utentes e aos profissionais melhores condições na prestação de cuidados de saúde”, apontou o Presidente de Câmara, Mário Passos.
A empreitada prevê a intervenção nos dois pisos, com a melhoria das condições infraestruturais e a adaptação do edifício aos atuais padrões energéticos e que permitirá ajustar o edifício às novas exigências programáticas e funcionais, criando novos espaços e funcionalidades.
Para além da obra de requalificação e remodelação do edifício do Centro de Saúde, o Município vai também avançar com a criação de um novo parque de estacionamento com cerca de 80 lugares, que irá dar apoio à Unidade de Saúde, “resolvendo um problema que é estrutural naquele local”.
A obra tem um prazo de execução de um ano, tendo sido apontado o mês de abril como data estimada para o começo dos trabalhos, altura em que todos os serviços da unidade de saúde estarão a funcionar em pleno nas instalações provisórias.
“Estamos a preparar a transferência para que a unidade de saúde e os profissionais continuem a garantir a prestação de cuidados aos utentes”, afirmou Mário Passos, dando conta de que a transferência para as instalações provisórias vai ser feita sem criar constrangimentos aos utentes.
O edil lembrou ainda os vários investimentos que estão a ser feitos no concelho no setor da saúde, “que resultam da nossa capacidade de captar investimento no quadro do PRR e das nossa responsabilidade de gestão, manutenção e conservação de equipamentos afetos aos cuidados de saúde primários”, apontando como exemplo a USF de São Miguel-o-Anjo e a USF de Joane – que já estão em obra – a que se vão juntar os projetos para novas unidades em Nine e Ruivães.
“São investimentos importantes que nos vão permitir melhorar as instalações e, por consequência, o atendimento e a prestação de cuidados de saúde à população”, afirmou ainda Mário Passos.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
Trofa1 semana atrás
GNR chamada a jogo de Infantis A devido a desacatos entre pais e adeptos
-
Trofa2 semanas atrás
Feira Anual da Trofa: consulte aqui o cartaz completo
-
Santo Tirso1 semana atrás
Paraquedistas celebram 32.º aniversário do 171.º Curso em Santo Tirso
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
Legalmente falando | Posso construir em Solos rústicos? A nova Lei dos Solos
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrás
IRS Jovem: como pagar menos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Alberto Costa entrega carta aberta à ministra da Saúde e exige respostas sobre futuro do Hospital de Santo Tirso
-
Trofa2 semanas atrás
Escolhido projeto para o Centro Cultural da Trofa (c/ vídeo)