Santo Tirso
“Margens do Ave”, de Iva Viana, com visita orientada e estreia de vídeo documental
Painel escultórico em exibição no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso é a maior obra da artista até à data
O painel escultórico Margens do Ave, da artista plástica Iva Viana, está patente há dois meses no átrio da Câmara Municipal de Santo Tirso e será o destaque da visita orientada do programa Rondas, que se realiza este sábado, 28 de junho, às 10h00. A iniciativa inclui ainda a estreia de um vídeo documental sobre o processo criativo da obra.
Realizada integralmente em gesso branco, esta é a maior peça que Iva Viana já criou. A obra propõe uma reflexão simbólica sobre o isolamento vivido durante a pandemia, a resiliência coletiva e a força regeneradora da natureza. Encomendada pela autarquia no contexto pós-Covid-19, Margens do Ave pretende ser um tributo à identidade da comunidade tirsense e à sua capacidade de superação.
O processo de criação do painel estendeu-se por mais de um ano e teve início na primeira visita da artista ao edifício dos Paços do Concelho, onde encontrou inspiração em elementos arquitectónicos locais. Um dos mais marcantes, o ripado de madeira, foi reinterpretado como uma “grade”, evocando o confinamento. Esta representação contrasta com o restante painel, onde a natureza surge como metáfora de liberdade.
Inspirada pela paisagem envolvente do Rio Ave, Iva Viana incorporou elementos como o freixo e o carvalho – árvores emblemáticas da região – e concebeu dois módulos principais: um esculpido e outro contínuo, simbolizando a dualidade entre permanência e transformação. A utilização do branco absoluto acentua o jogo de luz e sombra, conferindo à obra uma estética de leveza, profundidade e intemporalidade.
Para a artista, “o confinamento, recordado e representado como um lugar de aprisionamento, foi também um tempo de exaltação e redescoberta do meio natural”. A obra estabelece, assim, “uma analogia entre a prisão do ser humano e a libertação da natureza”, sublinhando a importância da biofilia – a reconexão com o mundo natural como via essencial de evolução. “Que esta obra nos sirva de lembrete para a urgência de cuidar”, apela Iva Viana.
Natural de Viana do Castelo, a escultora é licenciada pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Ao longo do seu percurso, tem vindo a afirmar-se internacionalmente com trabalhos para espaços como os hotéis Four Seasons (Londres) e Shangri-La (Paris). Em 2013, fundou o seu próprio atelier, onde desenvolve esculturas decorativas em gesso com uma linguagem contemporânea.
A apresentação de Margens do Ave integrou as comemorações dos 51 anos do 25 de Abril em Santo Tirso e, com 11,5 metros de comprimento por 3,4 metros de altura, passou a integrar o átrio da Câmara Municipal.
A visita orientada deste sábado terá início no átrio da Câmara, seguindo depois em percurso pedonal até ao Museu Internacional de Escultura Contemporânea, onde os participantes poderão ainda visitar a exposição da artista Sandra Baía.
A par da visita, será apresentado o vídeo documental Margens do Ave, que acompanha o processo criativo da peça ao longo de vários meses, revelando a visão e o trabalho de Iva Viana desde os primeiros esboços à instalação final.
-
Edição Papel2 semanas atrásEdição papel nº316 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso1 semana atrásBombeiros de Vila das Aves salvam homem de morrer afogado no rio Vizela
-
Notícias2 dias atrásIncêndio na Torre Sénior em Santo Tirso (c/video)
-
Crónicas & Opinião2 semanas atrásMemórias e Histórias do Vale do Ave: A Escola Agrícola de Santo Tirso: passado, presente e interrogações
-
Santo Tirso2 semanas atrásBebé nasce em casa em Monte Córdova com apoio do pai e dos Bombeiros Tirsenses
-
Trofa1 semana atrásUm morto em incêndio no Muro, na Trofa(c/video)
-
Trofa3 dias atrásPodia ter acabado em tragédia”: armadilha escondida em trilho de BTT na Trofa alarma ciclistas
-
Santo Tirso1 semana atrásHomem constituído arguido por furtos na Agrela e Monte Córdova


