Fique ligado

V.N. de Famalicão

Mário Passos defende criação de estruturas da Proteção Civil Municipal em Seminário da CEIPC em Famalicão

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

O presidente da Câmara de Famalicão, Mário Passos, defendeu esta quarta-feira, 12 de fevereiro, a criação de duas importantes estruturas para aumentar a eficiência no socorro e proteção civil: uma central municipal de atendimento único de socorro e um centro de recursos de meios do território. A proposta foi apresentada durante o seminário promovido pelo Centro de Estudos e Intervenção em Proteção Civil (CEIPC), que abordou a organização das corporações de bombeiros e as responsabilidades do Estado e das autarquias no sistema de proteção civil.

Durante o seu discurso, Mário Passos sublinhou que estas estruturas poderão ajudar as corporações de bombeiros a gerir melhor os recursos humanos e materiais, aumentando a eficácia na resposta a emergências. “São duas ideias que podem contribuir para que as nossas corporações de bombeiros possam gerir melhor recursos humanos, meios e, estou em crer, acrescentar ainda maior eficácia ao que é a capacidade de resposta a situações de emergência e socorro”, afirmou. O autarca destacou ainda a importância do trabalho dos bombeiros, mas sublinhou que é necessário reformar o sistema para melhorar a eficiência e a gestão de recursos, garantindo, assim, que o sentimento de segurança e prontidão da população esteja sempre assegurado.

No seminário, o presidente do conselho diretivo do CEIPC, Duarte Cordeiro, também abordou a necessidade urgente de discutir a sustentabilidade e o desenvolvimento das estruturas de bombeiros em Portugal. “É fundamental garantir a sustentabilidade, o desenvolvimento e a consolidação organizacional da estrutura de bombeiros em Portugal, pois elas são o pilar do sistema de socorro no país”, disse.

Mário Passos lembrou ainda o esforço do município de Famalicão em apoiar as corporações de bombeiros e a Cruz Vermelha do concelho, revelando que, no último ano, o apoio ultrapassou os 700 mil euros, um aumento de 40% nos últimos três anos.

__________________

O seminário, que decorreu durante todo o dia, também abordou a natureza diferenciada dos Corpos de Bombeiros em Portugal, com alguns mantidos pelas autarquias e outros por associações humanitárias. O debate focou-se nas estratégias a adotar pelos poderes central e local, na definição de soluções para a valorização e dignificação dos bombeiros, e na garantia de eficácia e eficiência na sua missão de salvaguarda de pessoas e bens.

O evento contou com a participação de especialistas da Liga dos Bombeiros Portugueses, da Escola Nacional de Bombeiros, do CEIPC, autarcas e representantes da Proteção Civil.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...