V.N. de Famalicão
Mário Passos garante que em dois anos “80% dos compromissos eleitorais” já estão “implementados ou em implementação”
Na companhia da sua equipa de vereação, Mário Passos, autarca de Famalicão, traçou um balanço “extremamente positivo” da primeira metade do mandato
Em apenas dois anos de governação, o executivo municipal famalicense liderado por Mário Passos já implementou ou tem em implementação mais de 80% do programa eleitoral apresentado aos famalicenses nas últimas eleições autárquicas, em 2021.
O número foi avançado esta terça-feira, 10 de outubro, pelo presidente da autarquia, no dia em que se assinalam precisamente os primeiros dois anos do mandato autárquico.
Na companhia da sua equipa de vereação, Mário Passos traçou um balanço “extremamente positivo” da primeira metade do mandato, depois de passar a pente fino as várias áreas governativas e todo o trabalho desenvolvido até agora pelo executivo, num claro exercício de prestação de contas para com os famalicenses que, assegurou, “são e continuarão a ser a prioridade” desta equipa.
“Vamos a meio do mandato, mas no que toca a resultados estamos já para lá do meio. Os objetivos com os quais nos comprometemos serão largamente ultrapassados”, disse, acrescentando que a equipa que lidera continua “com a mesma energia do primeiro dia”.
Mário Passos percorreu as cinco grandes agendas que sustentam o seu programa autárquico – Famalicão Ecológico, Famalicão Qualificado, Famalicão Integrador, Famalicão Dinâmico e Famalicão Participativo, num total de 22 áreas: Ambiente, Ordenamento do Território e Urbanismo, Mobilidade, Transição e Eficiência Energética, Educação, Cultura, Juventude, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Igualdade, Solidariedade, Interculturalidade, Saúde, Desporto, Bem-Estar Animal, Economia e Empreendedorismo, Turismo, Relações Internacionais, Habitação, Freguesias, Governança, Segurança e Proteção Civil.
Entre os vários investimentos e medidas implementadas, Mário Passos destacou o investimento histórico, nos últimos dois anos, de mais de 10.5 milhões de euros nas freguesias, mas também nas áreas da Educação e do Desporto. O autarca classificou ainda a recente distinção de Região Empreendedora Europeia 2024 como sendo, “porventura, a distinção mais honrosa que o nosso município alguma vez recebeu”.
Na conferência de imprensa desta manhã, o autarca apontou ainda a conclusão das obras do centro urbano como o acontecimento simbolicamente mais relevante destes últimos dois anos.
“Não só pelas razões mais óbvias e que estão à vista de todos. O centro urbano de Famalicão é hoje, inegavelmente, um espaço mais bonito, mais moderno, mais funcional, mais atrativo, mais amigo das pessoas, do ambiente, do comércio de proximidade, mais seguro, mais inclusivo e com mais vida. Mas também porque para mim é um dos maiores símbolos da mudança de paradigma que quero ver na gestão do nosso território. Os investimentos que fazemos devem ser feitos a pensar no presente e no futuro dos nossos concidadãos e o novo centro urbano trouxe-nos grandes avanços que transportarão Famalicão para novos patamares de excelência”, disse.
Mário Passos olhou ainda para o futuro. Coesão social, habitação, transportes e as alterações climáticas são, na opinião do edil, os quatro grandes desafios que o executivo municipal terá pela frente nos próximos dois anos.
Recorde-se que Mário Passos tomou posse a 10 de outubro de 2021 como o sétimo Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão da III República.
-
Notícias3 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa3 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão3 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Trofa3 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Guarda-rios: a proteção silenciosa que devolve a vida ao Rio Leça
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso3 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza