V.N. de Famalicão
Mário Passos lembra que Abril “é uma luta diária”

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão defendeu esta manhã que apesar de termos hoje “uma democracia pluralista e consolidada”, o 25 de Abril “nunca estará completo”.
Na sessão solene da Assembleia Municipal evocativa dos 50 anos da Revolução dos Cravos, Mário Passos apelou ao respeito pelo outro, à tolerância pela diferença, ao sentido de comunidade, à responsabilidade cívica e ao direito à liberdade enquanto “lutas diárias que começam em cada um de nós”, alertando ainda para os perigos da disseminação da mentira e do populismo.
No discurso desta manhã, e perante uma Assembleia Municipal lotada, o autarca famalicense lembrou o percurso democrático dos últimos 50 anos capaz de “dar mais liberdade, mais desenvolvimento, melhores condições de vida e mais justiça social” aos portugueses, enaltecendo o contributo“determinante” do Poder Local “na construção de uma comunidade que respeita, mas que também promove ativamente os direitos fundamentais”, sejam eles civis, políticos ou sociais.
O edil famalicense manifestou, de resto, “orgulho” no trabalho desenvolvido pelo executivo municipal ao longo destes dois anos e meio de mandato, com mais de 80% do programa eleitoral já executado.
“Estamos a desenvolver um conjunto diversificado de iniciativas que visam fortalecer a coesão social e promover a igualdade de oportunidades para todos os famalicenses. Temos vindo a trabalhar de forma estruturada em todas as áreas e procuramos garantir que cada cidadão tenha as condições necessárias para ser feliz em Vila Nova de Famalicão”, acrescentou, apontando a título de exemplo o trabalho efetuado nas áreas da Habitação, Ambiente, Saúde, Educação, Desporto, Cultura, Urbanismo, entre outras.
Tudo isto, lembrou, sem comprometer o futuro de Famalicão. “É assim que se cumpre Abril, com respeito pelos compromissos assumidos para com os cidadãos, com a maior responsabilidade na gestão da coisa pública, com ambição por dar mais qualidade de vida a todos, sem comprometer as futuras gerações”, disse.
Recorde-se que Famalicão está este ano a comemorar os 50 anos do 25 de Abril com uma programação cultural rica e diversificada que arrancou em novembro último e que se prolonga pelo ano de 2024.
O programa municipal está a ser desenvolvido pelo município, através de uma Comissão de Honra e Científica compostas por “um conjunto de individualidades pluripartidárias que foram testemunhas vivas da revolução de Abril e do processo de consolidação democrática”, a quem Mário Passos aproveitou para agradecer a “dedicação à causa da liberdade e da democracia”.
Depois de ouvidos os representantes das várias forças políticas, a sessão terminou com as palavras do Presidente da Assembleia Municipal em exercício, Luís Ângelo Oliveira, que lembrou que o 25 de Abril dever ser um compromisso assumido entre eleitos e eleitores e que o país tem ainda muito trabalho pela frente para que se cumpra Abril.
-
Edição Papel1 semana atrás
Edição papel nº305 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Colisão entre duas viaturas na EN105 em Burgães provoca quatro feridos
-
Podcast2 semanas atrás
Ricardo Pereira é o candidato da coligação JUNTOS POR SANTO TIRSO (PSD – IL) à Câmara Municipal de Santo Tirso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Alberto Costa apresenta candidatura à Câmara de Santo Tirso esta sexta-feira
-
Lifestyle2 semanas atrás
Cuidadores informais com risco 51% maior de depressão e até 38% maior de problemas de ansiedade
-
Podcast1 semana atrás
Sandra Pimenta é a candidata do PAN à CM Famalicão.
-
Santo Tirso1 semana atrás
Dia dos Avós celebra-se na Fábrica de Santo Thyrso
-
Santo Tirso2 semanas atrás
SANTO TIRSO VOLTA A ACOLHER DANÇAS DO MUNDO