V.N. de Famalicão
Mariza, SLOW J e Nuno Ribeiro são cabeças de cartaz das Antoninas de Famalicão
Mariza, SLOW J, Valter Lobo e Nuno Ribeiro são os principais nomes do cartaz musical, que promete atrair milhares de visitantes ao centro da cidade.
As Festas Antoninas de Vila Nova de Famalicão regressam de 6 a 13 de junho com uma programação repleta de música, tradição e animação popular. Mariza, SLOW J, Valter Lobo e Nuno Ribeiro são os principais nomes do cartaz musical, que promete atrair milhares de visitantes ao centro da cidade.
A abertura oficial das festividades acontece no dia 6 de junho, com a atuação de SLOW J, numa noite que inclui ainda o “Toninho’s”, um arraial com DJ’s pensado especialmente para os mais jovens. No dia 8, sobe ao palco o cantautor Valter Lobo, seguindo-se Mariza, a 9 de junho, num concerto especial ao lado da Jovem Orquestra de Famalicão (JOF). O encerramento das festas está reservado para Nuno Ribeiro, que atua na noite de 13 de junho, feriado municipal.
Além da componente musical, as Antoninas de Famalicão destacam-se pela diversidade e riqueza do seu programa cultural, que integra cerca de 40 atividades. O momento alto das festas será, como habitualmente, o grande desfile das Marchas Antoninas, que se realiza na noite de 12 de junho. Inspiradas pelo tema “Camilo Castelo Branco em Vila Nova de Famalicão”, as nove marchas envolvem associações de várias freguesias do concelho e refletem meses de preparação e empenho.
O desfile infantil, com início marcado para as 14h30 de 7 de junho, volta a encher de cor e alegria as ruas da cidade com os mais pequenos a protagonizarem as tradicionais Marchas Infantis.
O cartaz musical inclui ainda concertos de Pedra D’Água (6 de junho), Ivo Abrantes e Costinha (7 de junho), Fammashow (11 de junho) e Teresa Tapadas (12 de junho). No campo da música tradicional e popular, destaque para o 6.º Festival de Cavaquinhos (7 de junho), a tarde de Música Popular na Praça (8 de junho), o desfile etnográfico “Tons de Festa” e o Festival de Folclore (10 de junho).
A vertente desportiva também marca presença nas festas, com várias provas e eventos, nomeadamente o 14.º Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, que se realiza no domingo, 8 de junho.
No plano religioso, o dia 13 de junho, dedicado a Santo António, inclui a tradicional Missa com distribuição do Pão de Santo António, na Rua Alves Roçadas, junto à Capela do padroeiro, e a Procissão Solene, marcada para as 16h00, que percorrerá as principais artérias da cidade.
Classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal e incluídas no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial desde 2023, as Festas Antoninas de Famalicão são um dos mais importantes momentos festivos da região.
A programação completa está disponível em www.famalicao.pt/antoninas-2025.
-
Edição Papel4 dias atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais
-
Santo Tirso1 semana atrás
Incêndio em estabelecimento de restauração em Vilarinho,
-
Santo Tirso1 semana atrás
Despiste e colisão de camião na A3 provoca cinco feridos junto ao nó Santo Tirso/Trofa
-
Desporto2 semanas atrás
Clubes de Santo Tirso, Famalicão e Trofa com boas prestações nos Campeonatos Nacionais de Estrada
-
Santo Tirso1 semana atrás
Obras no antigo Centro de Saúde de S. Martinho do Campo já arrancaram
-
Santo Tirso5 dias atrás
Mau tempo provoca encerramento de espaços públicos e várias ocorrências em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Paulo Reis anuncia candidatura à liderança do PSD de Vila Nova de Famalicão


