Santo Tirso
Misericórdia de Santo Tirso disponível para investir, modernizar e expandir Hospital Conde São Bento
A Misericórdia reafirmou o compromisso de promover melhorias infraestruturais e profissionais, revertendo a perda de valências e combatendo a degradação dos serviços de saúde no concelho. O plano inclui um enfoque na sustentabilidade das operações e na qualidade do atendimento.

O PSD de Santo Tirso, em comunicado enviado as redações, afirma que a Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso confirmou, em reunião com o presidente do PSD Santo Tirso e candidato à Câmara, Ricardo Pereira, a sua disponibilidade para investir na modernização das instalações do Hospital Conde São Bento (HCSB), ampliar valências e assegurar a acessibilidade dos serviços através do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Segundo o comunicado, durante o encontro, que também contou com a presença do Provedor José Pinto, foram discutidas propostas para adequar as instalações hospitalares à legislação atual. Entre as prioridades destacam-se a criação de um serviço de pediatria, modernização do bloco operatório, ampliação da capacidade de resposta cirúrgica e implementação de novas especialidades, como urologia, cirurgia vascular e ortopédica. Essas melhorias visam responder às necessidades crescentes da população local e garantir que todos os serviços continuem acessíveis pelo SNS, com financiamento estatal.
A Misericórdia reafirmou o compromisso de promover melhorias infraestruturais e profissionais, revertendo a perda de valências e combatendo a degradação dos serviços de saúde no concelho. O plano inclui um enfoque na sustentabilidade das operações e na qualidade do atendimento.
Perante as recentes controvérsias sobre a gestão do HCSB, o PSD Santo Tirso esclareceu, em comunicado, que a transferência de gestão ainda não foi efetivada, mantendo-se o hospital sob a administração da ULS Médio-Ave. Foi também garantido que os direitos laborais dos trabalhadores serão respeitados, desmentindo alegações de ameaças ou insegurança laboral. O comunicado refere ainda que a inexistência de rankings oficiais invalida as críticas sobre a excelência da ULS Médio-Ave, criada apenas em janeiro de 2024. O PSD Santo Tirso defende a construção de um novo hospital público como solução estrutural, mas considera a transferência de gestão uma resposta imediata às necessidades urgentes.
Ricardo Pereira destacou que o objetivo principal é garantir o acesso à saúde para todos, especialmente os munícipes com menos recursos. “A saúde pública de qualidade é um direito de todos. Com este investimento, asseguramos que o HCSB volte a ser uma referência no nosso concelho, combatendo a perda de valências dos últimos anos”, afirmou.
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº297do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Andreia Neto em lugar elegível para reeleição como deputada
-
Santo Tirso2 semanas atrás
António Soares é candidato pelo Bloco de Esquerda à Câmara de Santo Tirso
-
Santo Tirso6 dias atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
Trofa2 semanas atrás
Junta de Freguesia do Coronado compra loja e garante continuidade de caixa multibanco
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Mobiave avança com campanha de 3 dias de viagens gratuitas
-
Desporto2 semanas atrás
Armindo Araújo quer “exibição ao mais alto nível” no Rali do Algarve
-
V.N. de Famalicão6 dias atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos