V.N. de Famalicão
Missão empresarial ucraniana procura oportunidades em Famalicão
Desde 2022 que Zhytromyr e Vila Nova de Famalicão têm estabelecido um protocolo de cooperação integrado na Estratégia de Diplomacia Urbana do Município
Conhecer de perto um conjunto de empresas e estruturas do setor têxtil e entidades agrícolas ligadas à produção de vinhos existentes do concelho de Famalicão, numa perspetiva de capacitação das PME da Ucrânia para o período pós-guerra, é o propósito da Missão empresarial que traz a Famalicão uma delegação da cidade ucraniana de Zhytomyr, que integra a Vice-Presidente do Município, Svitlana Olshanska, a Diretora de Desenvolvimento Económico, Viktoriia Sychova, responsáveis da Associação de Municípios da Ucrânia e empresários do setor têxtil e da produção vitivinícola.
Desde 2022 que Zhytromyr e Vila Nova de Famalicão têm estabelecido um protocolo de cooperação integrado na Estratégia de Diplomacia Urbana do Município, que surgiu na sequência da guerra no território e muito centrado na cooperação humanitária, mas que agora se estende com esta missão empresarial que procura conhecer melhor as atividades económicas dos têxteis e da vitivinicultura, e no caso do têxtil, nomeadamente a economia verde, a digitalização, e normativos internacionais de certificação.
O presidente da Câmara Municipal Mário Passos recebeu a comitiva nos Paços do Concelho, chefiada pela embaixadora da Ucrânia em Portugal Maryna Mykhailenko. O autarca realçou a disponibilidade para estreitar ainda mais os laços com a cidade ucraniana. “Congratulamo-nos por perceber que na Ucrânia não só se busca a paz como já se trabalha na preparação da reconstrução do país. Nós estamos disponíveis para partilhar conhecimento e a capacidade instalada em Famalicão e ajudar nos desafios que o povo ucraniano terá no futuro” mostrando a vontade de Famalicão em estreitar a colaboração com Zhytromyr e equacionar uma geminação com a cidade ucraniana.
Na ocasião a embaixadora da Ucrânia em Portugal disse que “é muito importante projetar o futuro e é nisso que estamos focados”. Maryna Mykhailenko salientou “o grande potencial económico do seu país, que o clima de guerra não conseguiu ainda expressar”, certa de que alcançado o caminho para a paz no território, missões como esta “serão alavanca da recuperação que a Ucrânia vai necessitar”.
Esta missão empresarial vai realizar-se até sexta-feira com visitas a diferentes empresas designadamente a TMG, a Riopele, a AAC Têxteis, e Casal de Ventozela, ao Citeve, Centi e ATP, assim como a promoção de reuniões bilaterais entre um leque alargado de empresas de Famalicão e de Zhytomyr, com o objetivo de apoiar o fortalecimento de parcerias com o foco na cooperação económica e na exploração de oportunidades de negócio.
-
Notícias6 dias atrás
Leilão da Horainox: Unidade industrial e equipamentos avaliados em mais de 860 Mil Euros disponíveis até 20 de Novembro
-
Trofa6 dias atrás
Abriu ao transito a nova rotunda e Avenida de Mosteirô na Trofa
-
V.N. de Famalicão6 dias atrás
Campanha de adoção de árvores este domingo na Praça-Mercado Municipal
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Choque em cadeia provoca seis feridos na variante de Santo Tirso
-
Trofa6 dias atrás
Noélia Pedrosa e Gabriela Araújo vencem o concurso Lusófono da Trofa – Prémio Matilde Rosa Araújo 2024
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Airbus reforça contratações em Santo Tirso para atingir 380 trabalhadores até ao fim do ano
-
Santo Tirso6 dias atrás
Agrela – Homem detido por crime de danos contra a natureza
-
V.N. de Famalicão6 dias atrás
Polidesportivo do Parque das Ribeiras renovado