V.N. de Famalicão
Município reconhecido pela DYNTRA e pela Associação Nacional de Gerontologia Social

O Município de Vila Nova de Famalicão voltou a ser referenciado como um dos municípios do país com melhores índices de transparência na informação disponibilizada aos munícipes.
Os dados são do ‘ranking’ de Transparência da plataforma Dyntra que dá conta que o Município cumpriu 113 dos 139 critérios de avaliação, um índice de 81,29%, o melhor registo entre os municípios do Distrito de Braga. Famalicão tem também o 9º melhor registo a nível nacional, entre os 308 municípios portugueses.
Este resultado reflete a estratégia contínua e a prioridade atribuída pelo executivo municipal à implementação de práticas de governança abertas e transparentes, com o objetivo de promover uma democracia participativa e mais próxima dos cidadãos.
Destaque neste índice para a informação e atenção ao cidadão, em que o Município cumpre a totalidade dos critérios de avaliação, atingindo ainda os 100% nos índices de transparência económico-financeira, na transparência no ordenamento territorial, e na disponibilização de informação open data.
Refira-se que a Dyntra é uma organização independente que tem como propósitos medir a informação pública dos governos, autoridades públicas, partidos políticos, representantes eleitos de uma forma dinâmica, eficiente, transparente, aberta e colaborativa. A organização adota uma metodologia dinâmica contemplando uma contínua atualização de resultados, abrindo a informação ao público e à sociedade civil utilizando de forma eficiente as novas tecnologias avaliando 139 parâmetros no plano da transparência municipal, da participação e colaboração cidadania, transparência económico-financeira, contratos, convenções e subvenções e urbanismo e obras públicas.
O Ranking de Transparência das cidades foi apresentado publicamente na semana passada e está disponível para consulta em portugal.dyntra.org.
A par do ranking da Dyntra, Famalicão foi também distinguido com a atribuição da Bandeira de Mérito Social, um reconhecimento atribuído pela Associação Nacional de Gerontologia Social (ANGES), que desde 2022 distingue as organizações que promovem o bem-estar social, o desenvolvimento social e têm nas suas práticas intervenções que visem menorizar a vulnerabilidade, a pobreza e o estado de necessidade de indivíduos ou comunidades.
Esta distinção reconhece as boas práticas do Município de Famalicão na promoção de um envelhecimento ativo e bem-sucedido, relevando o papel da Rede de Academias Seniores de Famalicão, projeto que se distingue pela sua atuação descentralizada, abrangendo as 49 comunidades de freguesias do concelho.
-
Edição Papel5 dias atrás
Edição papel nº298 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Escola Tomaz Pelayo foi a 3.ª melhor pública do país nos exames do Secundário
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Continental vai deixar de produzir pneus agrícolas em Lousado, mas garante que não haverá despedimentos
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Marcelo Rebelo de Sousa visita Ada Fios em Santo Tirso
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
Três candidatos de Famalicão integram lista do Chega por Braga
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Hélder Costa apresenta candidatura à Presidência da ACIF
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Quase 60 enfermeiros do Hospital de Santo Tirso recusam saída
-
Santo Tirso2 semanas atrás
História da agricultura em Santo Tirso e Trofa em exposição (c/ vídeo)