Santo Tirso
Nomeação de novo comandante gera instabilidade nos Bombeiros “Vermelhos”
A relação entre corpo ativo e direção terá azedado desde a nomeação do novo comandante da corporação, Pedro Simão Santos, facto dado a conhecer aos bombeiros após a sessão ordinária da direção, a 5 de junho
![](https://jornaldoave.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/06/bombeiros-santo-tirso.jpg)
Vive-se um clima de instabilidade nos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso. A relação entre corpo ativo e direção terá azedado desde a nomeação do novo comandante da corporação, Pedro Simão Santos, facto dado a conhecer aos bombeiros após a sessão ordinária da direção, a 5 de junho. O novo comandante é membro de uma das Equipas de Intervenção Permanente dos Bombeiros.
O assunto já era comentado no seio do corpo de bombeiros, mas foi mesmo com a afixação da ata da reunião de direção a oficializar os convites, dando conta da nomeação do novo comandante, assim como de dois adjuntos, o bombeiro de 1.ª Luís André Dias e o bombeiro de 3.ª Carlos Costa, que o descontentamento se evidenciou.
Sob anonimato, por “medo de represálias” e das “ameaças” de que foi alvo, um “grupo de bombeiros” referiu ao Jornal do Ave que discorda da forma como a corporação está a ser gerida pela direção da Associação Humanitária, alegando um sentimento de “abandono” e “desconsideração” por parte do órgão liderado por Fernando Vale.
“Estamos a dar um alerta aos sócios para que saibam do que se está a passar aqui dentro e possam agir”, revelou uma das fontes ouvidas pelo JA.
Na ata não foi dada informação sobre a continuidade ou não de Rute Neves como segundo comandante na estrutura do comando.
Direção refuta acusações
Em comunicado, a direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santo Tirso (AHVBSTS) refuta a existência de um conflito entre o corpo de bombeiros e este órgão.
“É lamentável que, ao abrigo do anonimato, haja quem queira ferir a estabilidade da AHBVST e seja levantada uma névoa de incerteza sobre os muitos que servem a nossa associação e, principalmente, preocupação aos muitos mais a quem esta instituição serve. É igualmente lamentável o uso do direito ao anonimato para levantar suspeições que nada mais pretendem do que servir interesses pessoais de quem se esqueceu da verdadeira e derradeira função desta instituição, servir a comunidade”.
Sublinhando “confiança nos homens e mulheres que dão vida ao Corpo Ativo”, a direção refere ainda que “não serão interesses pessoais de quem se esconde atrás do anonimato a pôr em causa a estabilidade, o trabalho e o bom nome da associação”.
O comando do corpo de bombeiros está a ser assumido pela segunda comandante Rute Neves, depois de Filipe Carneiro ter apresentado a demissão em novembro de 2022.
A 1 de junho de 2023 o adjunto Luis Coelho apresentou tambem a demissão da função no comando.
-
Edição Papel3 dias atrás
Edição papel nº294 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Assalto a loja desportiva em Santo Tirso em plena luz do dia (c/ vídeo)
-
V.N. de Famalicão1 semana atrás
CEVE, Engenho e União de Freguesias de Arnoso formalizam protocolo para criação de Comunidade de Energia Renovável
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Descarga poluente no rio Ave motiva questões do Bloco de Esquerda ao Governo
-
V.N. de Famalicão2 semanas atrás
Chega de Famalicão inicia périplo por empresas e instituições locais
-
Trofa2 semanas atrás
PCP revela que transferência do Hospital de Santo Tirso para a Misericórdia acontece a 31 de março
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Tribuna Pública pela Gestão Pública do Hospital de Santo Tirso!
-
Desporto2 semanas atrás
FC Famalicão procura apuramento histórico na Taça de Portugal de futsal