Fique ligado

Santo Tirso

Nova rede de transportes ligará Famalicão, Santo Tirso e Trofa com integração do sistema Andante

Haverá uma linha que atravessará os três concelhos, ligando Santo Tirso à Continental Mabor, em Lousado (Vila Nova de Famalicão), com vários horários ajustados aos turnos da empresa, facilitando a mobilidade das várias centenas de trabalhadores.

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

A rede de transporte público rodoviário de passageiros Mobi.Ave, criada pelos municípios de Famalicão, Santo Tirso e Trofa, vai entrar em funcionamento a 1 de abril. No entanto, apesar da operação oficial arrancar nessa data, os autocarros já estarão em circulação a partir de 29 de março.

O novo sistema de mobilidade, que contempla 90 linhas com horários diversificados, representa um investimento superior a 65 milhões de euros durante os sete anos de concessão do serviço. De acordo com os dados divulgados, a Câmara Municipal de Famalicão irá investir mais de 49 milhões de euros, enquanto Santo Tirso destinará mais de 14 milhões e a Trofa cerca de 2,6 milhões de euros para a implementação da rede de transportes.

Santo Tirso contará com 34 linhas, incluindo uma circular em Vila das Aves, uma circular na cidade de Santo Tirso e novas linhas nas freguesias mais urbanas do concelho. Além disso, existirão linhas que até agora não estavam disponíveis, por exemplo uma entre S. Salvador do Campo e o centro de saúde de S. Martinho do Campo, outra em Valinhas, e outra entre Caniços e Rebordões.

De acordo com Tiago Araújo, vereador com o pelouro dos Transportes Públicos da autarquia tirsense, uma das grandes mais-valias da Mobi.Ave, cuja exploração estará a cargo da empresa Transdev, é a integração do sistema Andante em toda a extensão das linhas partilhadas entre Trofa e Famalicão e entre Santo Tirso e Famalicão”. Esta inovação permitirá uma maior facilidade na utilização dos transportes públicos intermunicipais.

__________________

Haverá ainda uma linha que atravessará os três concelhos, ligando Santo Tirso à Continental Mabor, em Lousado, com vários horários ajustados aos turnos da empresa, facilitando a mobilidade das várias centenas de trabalhadores.

Os horários das linhas serão reforçados, especialmente ao fim de semana, como na ligação entre Santo Tirso e Vila Nova de Famalicão, procurando responder às necessidades da população.

De acordo com Tiago Araújo, na realidade tirsense, a Mobi.Ave visa “complementar” o serviço prestado pela Unir, através de linhas que reforçarão a oferta já existente, criando novas alternativas de transporte público nas regiões abrangidas.

A vereadora da Mobilidade da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Sofia Fernandes, reforçou o “aumento do número de quilómetros e horários”, nas linhas não só entre os concelhos vizinhos, mas também dentro do próprio concelho. “Tivemos o cuidado de olhar para o território e perceber onde estávamos mal, porque, efetivamente, havia muitas zonas que estavam muito mal servidas”, frisou.

__________________

A autarca reiterou a preocupação em adequar as linhas e os horários ao funcionamento “das escolas” e das “empresas”, para “melhor servir o cidadão”.

Os três municípios celebraram um contrato para a gestão da rede de transportes através de uma associação de municípios para fins específicos. No entanto, houve necessidade de alteração do documento, sendo uma das modificações mais relevantes a forma como as receitas da exploração do serviço serão distribuídas. O novo contrato estabelece que a repartição das receitas será feita com base na procura efetiva em cada município, ao invés de ser determinada pelos quilómetros percorridos.

No encontro será também aprovado o tarifário da nova rede de transportes, que prevê um passe mensal Mobi.Ave no valor de 30 euros para circulação dentro de um concelho ou até três zonas. Para deslocações abrangendo toda a rede, o passe terá um custo de 40 euros. Além disso, será possível utilizar um bilhete pré-comprado por um euro para viagens em até duas zonas e dois euros a partir de três zonas. O bilhete de bordo terá um preço de 1,50 euros para deslocações até duas zonas e dois euros para trajetos superiores.

Para garantir que a população esteja devidamente informada sobre a nova rede de transportes, a Câmara Municipal de Santo Tirso pretende promover sessões públicas nas diversas freguesias durante o mês de março. Também Vila Nova de Famalicão vai apostar numa “campanha de sensibilização” para o uso do transporte público.

__________________

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...