Santo Tirso
Nova rua em Santo Tirso homenageia o herói de Abril e reforça mobilidade urbana
A nova via inclui um parque de estacionamento gratuito com 63 lugares, respondendo às necessidades associadas à proximidade da Fábrica de Santo Thyrso e outros equipamentos públicos.
O Município de Santo Tirso inaugurou a 13 de dezembro a Rua Capitão Salgueiro Maia, uma nova via urbana adjacente à Fábrica de Santo Thyrso, resultante de um investimento de 1,9 milhões de euros. A intervenção integra o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável da cidade e visa melhorar a circulação pedonal e rodoviária, ao mesmo tempo que reforça a funcionalidade e a acessibilidade do espaço público.
Com cerca de 270 metros de extensão, a rua contempla passeios amplos, uma faixa verde ao longo do percurso e a reabilitação do troço superior da Rua da Indústria. Foram ainda melhorados os entroncamentos e cruzamentos, para garantir uma circulação mais fluída e segura.
A nova via inclui um parque de estacionamento gratuito com 63 lugares, respondendo às necessidades associadas à proximidade da Fábrica de Santo Thyrso e outros equipamentos públicos. As áreas verdes receberam intervenção paisagística, com instalação de mobiliário urbano, e a via foi dotada de todas as infraestruturas essenciais, desde abastecimento de água e drenagem a eletricidade, gás, telecomunicações e iluminação pública.
Durante a inauguração, o presidente da Câmara, Alberto Costa, recordou o compromisso assumido pelo Município nas comemorações do 25 de Abril de 2022: “Palavra dada, palavra honrada. Foi dado nota de que iríamos dar o nome de uma rua ao capitão Salgueiro Maia e aqui está a rua, portanto está cumprido”. O autarca destacou ainda o simbolismo do nome, representando “os princípios, os valores de Abril que neste momento tão importantes são reafirmar e colocar em cima da mesa”.
Alberto Costa salientou a importância da obra para o desenvolvimento urbano e económico da zona: “Além do investimento de 1,9 milhões de euros, esta rua possibilita mais de 63 lugares de estacionamento, cria novas condições de circulação e abre oportunidades para investimentos nos laterais do arruamento. Representa também uma homenagem aos moradores do bairro do Teles, cuja mão de obra qualificada e espírito resiliente marcaram a história desta cidade”.
O autarca sublinhou ainda a dimensão simbólica da homenagem: “Num tempo em que extremismos ganham forma e voz e a desinformação desafia as democracias, este gesto tem uma força simbólica que não podemos ignorar. Queremos que cada pessoa que aqui circule encontre um sinal dos valores que Santo Tirso defende: liberdade, democracia, justiça social, tolerância e respeito pelo outro”.
A Rua Capitão Salgueiro Maia já se encontra aberta à circulação e constitui um marco na valorização do espaço público e na preservação da memória de um dos protagonistas da Revolução de Abril.
-
Edição Papel14 horas atrás
Edição papel nº318 do Jornal do Ave
-
Edição Papel2 semanas atrás
Edição papel nº317 do Jornal do Ave
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros de Vila das Aves em acidente entre autocarro e mota
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Bombeiros Voluntários Tirsenses salvam homem de 46 anos após paragem cardiorrespiratória em Sequeirô
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Nova ambulância dos Bombeiros Tirsenses já transportou mais de 300 doentes críticos (c/video)
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Famalicão destaca-se no desempenho financeiro, Santo Tirso lidera alívio fiscal e Trofa reforça redução da dívida
-
Santo Tirso2 semanas atrás
“Bruxas” de Santo Tirso libertadas após decisão do tribunal
-
Santo Tirso1 semana atrás
Oficinas Têxteis regressam à Fábrica de Santo Thyrso para preservar e transmitir saberes tradicionais



