V.N. de Famalicão
Nova Unidade de Saúde Familiar de Joane já está em construção
A nova unidade vai servir cerca de 17 mil utentes, que atualmente são acompanhados por uma equipa de nove médicos.
A obra para a nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de Joane teve início esta segunda-feira, 23 de dezembro, com a assinatura do auto de consignação e o lançamento da primeira pedra. O edifício será construído na Rua da Ribeira, no centro da vila, representando um investimento total de 2,1 milhões de euros.
O futuro espaço contará com mais de uma dezena de gabinetes médicos, áreas para cuidados de saúde gerais, enfermagem, saúde da mulher e infantil, além de áreas administrativas, de apoio e salas de espera, entre outras instalações.
“Desde que recebemos a delegação de competências na saúde, temos trabalhado intensamente na melhoria das infraestruturas das USF do concelho. A unidade de Joane, com um corpo clínico robusto, não tinha já condições para profissionais e utentes, justificando este investimento”, afirmou Mário Passos, presidente da Câmara Municipal de Famalicão.
A nova unidade vai servir cerca de 17 mil utentes, que atualmente são acompanhados por uma equipa de nove médicos. António Barbosa, responsável pela Unidade de Saúde Local (ULS) do Médio Ave, destacou que o novo edifício permitirá alargar os serviços, incluindo a introdução de especialidades como medicina dentária.
O projeto, elaborado em colaboração com os profissionais de saúde, foi elogiado por Barbosa como sendo “bem desenhado e planeado”, garantindo melhores condições para utentes e profissionais.
A construção da nova USF era uma reivindicação antiga da vila de Joane. António Oliveira, presidente da junta local, destacou o empenho da Câmara na concretização do projeto. “Foi uma luta de muitos anos, e hoje temos finalmente a obra no terreno”.
A nova unidade é cofinanciada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que assegura cerca de dois milhões de euros do investimento total. Este projeto integra um conjunto de iniciativas submetidas pela Câmara Municipal de Famalicão ao PRR para a construção e modernização de equipamentos de cuidados de saúde primários no concelho.
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Hospital de Santo Tirso vai passar a ser gerido pela Misericórdia
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem de 21 anos detido junto à ponte da Lagoncinha por sequestro de rapariga de 14 anos.
-
Santo Tirso1 semana atrás
Bombeiros de Santo Tirso reforçam meios com mota de emergência e viatura Vale
-
Santo Tirso2 semanas atrás
Homem constituído arguido por omissão de auxílio em Lamelas, Santo Tirso
-
Santo Tirso1 semana atrás
Câmara Municipal de Santo Tirso contesta transferência do hospital para a União das Misericórdias Portuguesas
-
Santo Tirso1 semana atrás
Federação do PS Porto critica transferência da gestão do Hospital de Santo Tirso para a União das Misericórdias Portuguesas
-
Santo Tirso1 semana atrás
Misericórdia de Santo Tirso disponível para ajudar o governo
-
Trofa1 semana atrás
“O GPAC dá uma imagem positiva da catequese, aproxima os pais e envolve a comunidade”