Fique ligado

Santo Tirso

Nova Unidade Local do Médio Ave vai agregar centros de saúde e hospitais de Santo Tirso, Famalicão e Trofa

Jornal do Ave

Publicado

em

Publicidade

Na inauguração do novo Centro de Saúde da Trofa, a 10 de julho, as novidades foram muitas e a maior está na fusão, “a curto prazo”, dos Agrupamentos de Saúde de Santo Tirso/Trofa e Ave-Famalicão com o Centro Hospitalar do Médio Ave.

Desse processo vai nascer a nova Unidade Local de Saúde (ULS) do Médio Ave, que agregará os cuidados de saúde primários e hospitalares.

“Não temos perspetivas temporais, porque dependem da direção executiva (do SNS) e do Ministério, mas em parceria com o ACES do Ave-Famalicão e do Centro Hospitalar do Médio Ave já preparamos um plano de negócios por forma a mostrarmos à tutela quais seriam os objetivos que teríamos para as populações dos três concelhos”, revelou ao JA Nuno Carvalho, diretor executivo do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Santo Tirso/Trofa.

Esta será uma das três novas ULS no Norte e servirá cerca de 280 mil utentes.

__________________

Presente na cerimónia que decorreu com a presença do ministro da Saúde, Manuel Pizarro, o diretor executivo do ACES Ave-Famalicão, Ivo Sá Machado, reconhece o “grande desafio” que tem sido este processo, que “ainda tem caminho para ser feito, mas que é o certo para servir melhor e com mais qualidade os utentes”.

Com a ULS, Ivo Sá Machado considera que há um “engajamento” dos cuidados de saúde, desde os primários até aos hospitalares, num trabalho “em linha”.

E no caminho para este fim, o ACES do Ave-Famalicão prepara-se para se capacitar, já em 2024, com dois novos edifícios “modelares e muito capazes de responder às novas exigências” que vão albergar as USF de Joane e S. Miguel-o-Anjo, com 12 mil e 16 mil utentes, respetivamente.

Está também prevista, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, “a requalificação do Edifício Urbana, onde existem três USF que totalizam 36 mil utentes”, que Ivo Sá Machado espera ver concluída “em 2025”.

__________________

“Vamos ter dois gabinetes de saúde oral, um em Joane e outro em Famalicão, no Centro Diagnóstico Pneumológico, que também será reabilitado. E também teremos um centro de diagnóstico integrado, com espirometrias e análises clínicas”, acrescentou.

1ª pagina edição Papel

Siga-nos

Vê-nos no Tik Tok

Farmácia serviço Santo Tirso

Farmácia serviço Famalicão

Pode ler também...